O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral na sociedade capitalista

Integrated education, polytechnics and omnilateral education in capitalist society

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/elisee.v11i1.13031

Palavras-chave:

Ensino Integral, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Omnilateral, Politecnia, Trabalho

Resumo

Adotando por referência autores das bases conceituais da educação profissional e tecnológica, defensores da educação omnilateral, e considerando a hegemonia do modo de produção do sistema capitalista, que submete o trabalhador à sua lógica, observou-se que a estruturação do Ensino Integrado no Brasil foi implantada a fim de atender às demandas do mercado, estruturada também com o objetivo de atender a um conjunto de expectativas e cobranças dos indivíduos, que buscam na educação profissional uma garantia de inserção no mercado de trabalho. Assim sendo, considerando que a reprodução do capital está consolidada nos diversos espaços de formação social e, como consequência, torna a reproduzir a lógica desse sistema, conclui-se que, embora a perpetuação do sistema capitalista, que subordina e instituí nas escolas suas práticas, só possa ser instituídos pelos próprios subordinados, apesar de não ser perceptível a esses atores, são esses mesmos atores, somados a outros, cada um em seu lugar de fala, que nos trazem a esperança de transmitirem a essa escola capitalista a possibilidade de se tornar política e pedagogicamente diferente do que ela é, e, por conseguinte, transforme as relações sociais, econômicas e políticas para além do capital.

Integrated education, polytechnics and omnilateral education in capitalist society

Abstract: Adopting as reference authors of the conceptual bases of professional and technological education, defenders of omnilateral education, and considering the hegemony of the capitalist system's mode of production, which submits the worker to its logic, it was observed that the structuring of Integrated Education in Brazil was implemented in order to meet the demands of the market, structured also with the objective of meeting a set of expectations and demands of individuals, who seek in professional education a guarantee of insertion in the labor market. Therefore, considering that the reproduction of capital is consolidated in the various spaces of social formation and, as a consequence, it reproduces the logic of this system again, it is concluded that, despite the perpetuation of the capitalist system, which subordinates and institutes its practices in schools, can only be instituted by the subordinates themselves, despite not being noticeable to these actors, it is these same actors, added to others, each in their place of speech, that bring us the hope of transmitting to this capitalist school the possibility of make politically and pedagogically different from what it is, and therefore transform social, economic and political relations beyond capital.

Keywords: Comprehensive Teaching. Professional and Technological Education. Omnilateral Education. Polytechnics. Work.

Educación integral, politécnica y educación omnilateral en la sociedad capitalista

Resumen: Tomando como referencia autores de las bases conceptuales de la educación profesional y tecnológica, defensores de la educación omnilateral, y considerando la hegemonía del modo de producción del sistema capitalista, que somete al trabajador a su lógica, se observó que la estructuración de la Educación Integrada en Brasil se implementó con el fin de atender las demandas del mercado, también estructurado con el objetivo de atender un conjunto de expectativas y demandas de los individuos, que buscan en la formación profesional una garantía de inserción en el mercado laboral. Por tanto, considerando que la reproducción del capital se consolida en los diferentes espacios de formación social y, en consecuencia, reproduce la lógica de este sistema, se concluye que, si bien la perpetuación del sistema capitalista, que subordina e instituye sus prácticas en las escuelas, sólo puede ser instituido por los propios subordinados, a pesar de no ser perceptible para estos actores, son estos mismos actores, sumados a otros, cada uno en su propio lugar de discurso, los que nos traen la esperanza de transmitir a esta escuela capitalista la posibilidad de hacerla política y pedagógicamente distinta de lo que es, y por tanto transformar las relaciones sociales, económicas y políticas más allá del capital.

Palabras clave: Educación Integral. Educación Profesional y Tecnológica. Educación Omnilateral. Politécnico. Trabajo.

Biografia do Autor

  • Cristhian Chagas Ribeiro, , , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (IF Goiano - Campus Ceres). Possui especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade de Brasília (UNB) - (2019). Possui especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasil Central (FBC) - (2016). Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Catalão - GO (UFCAT) - (2021). Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade Padrão (2012). Atualmente é Vereador na Câmara Municipal de Porangatu-GO (2021-2024) e servidor efetivo da Universidade Estadual de Goiás no cargo de Analista de Gestão Governamental.

Referências

ALGEBAILE, E.; OLIVEIRA, F. J. G. DE. A superação do capitalismo em questão: com que prática, em qual direção? Espaço e Economia, n. 17, 14 nov. 2020.

ALMEIDA, H. F.; CHACHA, L. A. Dilema do Prisioneiro Iterado e Estratégia Evolucionariamente Estavel: Uma Abordagem Econômica. Revista de Economia, v. 40, n. 1, p. 35–53, 2014.

ANTUNES, R. L. C. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. 2.ed., 10. ed. São Paulo, SP: [s.n.].

BOURDIEU, P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. 9a ed. Campinaa, SP: Papirus, 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARECER CNE/CEB No 16/99 Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível TécnicoBrasília, 1999.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO. 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Um novo modelo de educação profissional e tecnológica - Concepção e diretrizes. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 11 ago. 2021.

BRASIL. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm>. Acesso em: 7 set. 2021.

BRASIL. Decreto no 6095, de 24 de abril de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm>. Acesso em: 15 set. 2021.

CIAVATTA, M. A FORMAÇÃO INTEGRADA A ESCOLA E O TRABALHO COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 6 dez. 2005.

CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que Lutamos? Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.

COMPARATO, F. K. Capitalismo: civilização e poder. Estudos Avançados, v. 25, n. 72, p. 251–276, 2011.

DALMAGRO, S. L. A escola no contexto das lutas do MST. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 41e, p. 427–427, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. S. Que fazer: teoria e prática em educação popularPetrópolisVozes, , 1993.

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educacao, v. 14, n. 40, p. 168–194, 2009.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 2a ed. RJ: Civilização Brasileira, 2001. v. 2

JABBOUR, E.; DANTAS, A. Sobre a China e o “socialismo de mercado” como uma nova formação econômico-social. Nova Economia, v. 30, n. 3, p. 1029–1051, 1 fev. 2021.

KARL MARX. O Capital [Livro I]: crítica da economia política. O processo de produção do capital. 2a ed. Rio de Janeiro: Boitempo, 2011. v. 1

LOSURDO, D. Stalin: História crítica de uma lenda negra, 2011.

MALCOLM, N.; WRIGHT, G. H.; WITTGENSTEIN, L. Ludwig Wittgenstein: A memoir, with a Biographical Sketch by G. H. von Wright. second edi ed. New York: Oxford: Clarendon Press, 2001.

MANACORDA, M. A. História Da Educação: Da Antiguidade Aos Nossos Dias. 3a ed. São Paulo, SP: Cortez/Autores Associados, 1992. v. 27

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOSQUERA, C. R. El contrato social de la pax capitalis: la necesidad de un juicio educativo en red. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 241, p. 481–496, dez. 2014.

MOURA, D. H. EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DUALIDADE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO. HOLOS, v. 2, p. 4–30, 2007.

NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2004.

OLIVEIRA, R. DE. Empresariado industrial e a educação profissional brasileira. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 249–263, 2003.

OLIVEIRA, R. DE. A possibilidade da escola unitária na sociedade capitalista. Cadernos de Educação, v. 0, n. 32, p. 141–160, 2009.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Politécnico de Saúde Joaquim Venâncio, 1987.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educacao, v. 12, n. 34, p. 152–165, 2007.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, n. 16, p. 20–45, 2006.

TAROUCO, G. DA S.; MADEIRA, R. M. Partidos, Programas e o debate sobre Esquerda e Direita no Brasil. Rev. Sociol. Polít, v. 21, p. 149–165, 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral na sociedade capitalista: Integrated education, polytechnics and omnilateral education in capitalist society. (2022). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 11(1), e111226. https://doi.org/10.31668/elisee.v11i1.13031