Experiências do corpo-território: possibilidades afro-brasileiras para a Geografia Cultural

Autores/as

  • Eduardo Oliveira Miranda UFBA

Resumen

Resumo: Questões pertinentes as corporeidades perpassam pelo “ter” ou “ser” um corpo (MERLEAU-PONTY, 1999). Neste artigo, o “ser um corpo” extrapola a simples objetificação de “ter um corpo”. Vislumbramos através dos significados as possibilidades de vivenciar e se permitir ter experiências (LARROSA, 2002), onde o corpo é o território de passagem dos sentimentos. Para tal, ao elucidar Claval (2002), nos deparamos com a perspectiva da Geografia Cultural que intenta compreender a produção do espaço geográfico com ênfase nas subjetividades dos sujeitos que dão sentido às suas práticas cotidianas. Com isso, instauramos a categoria corpo-território (MIRANDA, 2014), a qual convida a todos e todas se entenderem responsáveis por suas ações. Nesse bojo, a presente produção textual traça experiências corporais com destaque para as territorialidades afro-brasileiras. Sendo assim, apresentamos a problemática de pesquisa: de que forma as experiências do corpo-território afro-brasileiro podem contribuir para intensificar as epistemologias potentes na Geografia Cultural? Se perceber responsável pelas nossas corporeidades tem rebatimento na construção do espaço geográfico, visto que passamos a tensionar as relações de poder. É justamente na contra hegemonia que se forjam os corpos-territórios das populações negras e se verifica as resistências que atravessam as linearidades das Razão Indolente (BOAVENTURA, 2002).

 

Palavras-chave: Geografia Cultural. Corpo. Território. Experiência. Afro-brasileiro.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Oliveira Miranda, UFBA

    Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Discente do Doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia. Professor da Faculdade de Educação - FACED/UFBA. Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UNEB na disciplina Educação, Subjetividade e Formação. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. Desenvolve produções com foco em Educação e Cultura. Destarte, atua com as seguintes temáticas: Geografia Escolar; Formação Docente; Currículo, Metodologia e Didática; Educação das Relações Étnicas e Corpo. No momento, é membro dos grupos de estudos "Linguagens Visuais: Memória e Cultura - UEFS", "Artes do Corpo: memória, imagem e imaginário - UEFS", "Educação e Relações Étnicas :saberes e práticas de Legado Africano, Indígena e Quilombolas - UESB" e "HCEL - Historia da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade - UFBA" nos quais desenvolve pesquisas, bem como produções científicas (artigos, minicursos, oficinas, entre outros), (eduardomiranda48@gmail.com) 

Publicado

2018-01-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Experiências do corpo-território: possibilidades afro-brasileiras para a Geografia Cultural. (2018). Élisée - Revista De Geografía De La Universidad Estatal De Goiás, 6(2), 116-128. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6621