O samba nas aulas de geografia: o que pensam os professores?
Abstract
Resumo: O presente artigo corresponde a parte de uma pesquisa qualitativa que investiga se o samba pode ser aproveitado no/para o ensino da Geografia, e se esta prática pode contribuir para a implementação da Lei Nº 10639/03 nas escolas. Ela tem como hipótese que o samba, que é um bem ligado às culturas negras (re)construídas no Brasil, pode aparecer no ensino da Geografia como ferramenta curricular. Entretanto, o aproveitamento do samba no currículo de Geografia seria uma forma de atender os princípios da referida Lei? Nesta perspectiva, além da pesquisa bibliográfica e documental, este estudo contou com a investigação empírica na qual se aplicou questionários semi-estruturados em um grupo de professores de Geografia atuantes no ensino fundamental de escolas públicas. Os dados coletados (corpus) foram analisados pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), um modo de desvelar o que pensam os sujeitos partícipes da pesquisa.
Palavras-chave: Lei nº 10639/03. Samba. Currículo. Ensino da Geografia.
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