A paisagem em Geografia:diferentes escolas e abordagens

Autores

  • Liriane Gonçalves Barbosa Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista
  • Diogo Laercio Gonçalves Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista

Resumo

RESUMO: No contexto geral, a geografia tem como enfoque principal, as abordagens acerca das relações sociedade e natureza. Tais relações, sempre foram objeto principal dos estudos da geografia em todas suas categorias de análise (espaço, paisagem, território, região e lugar), com maior ou menor ênfase, no que tange à compreensão da organização espaço geográfico, cabendo ao geógrafo buscar entender como estas relações se transcrevem a partir do seu ponto de investigação. Notadamente, os estudos da paisagem, nessa ciência, apresentam papel relevante para entender tais relações. Foi nesse sentido que ela se estabeleceu como uma de suas principais categorias de análise, constituindo-se, ao mesmo tempo, em conceito e noção, apresentando polissemias interpretativas, que lhes conferiu, ao longo dos anos, sentidos paralelos, objetivos e subjetivos. Desenvolveu corpo teórico- metodológico de estudo do meio ambiente a partir de um conjunto de técnicas e ferramentas de análise, de um lado e por outro lado, uma pedagogia de estudo a partir da percepção do sujeito. Assim, podemos concebê-la como a transcrição/interpretação geográfica do arranjo espacial. Partindo dessa premissa, o presente texto traz uma breve abordagem do estudo da paisagem na geografia, tendo como ênfase o desenvolvimento das diversas concepções no âmbito das escolas geográficas. 

Palavras-Chave: Paisagem. Abordagens. Geografia.

 

The landscape in geography: different schools and approaches

 

ABSTRACT: In a general context, geography has the approaches about the society and nature relations as its main focus. Such relations have always been the main object of the geography studies in all of the analysis categories (space, landscape, territory, region, place), with more or less emphasis regarding to the comprehension of the geographical space organization, being the geographer's responsibility to understand how these relations are transcribed from their research point.  Notably, the landscape studies, in this science, present a relevant role to understand such relations. It was this way how it established itself as one of the main analysis categories, becoming at the same time in concept and notion, presenting interpretive polyssemies, which conferred them parallel, objective and subjective senses throughout the years. It was developed a theoretical and methodological body of studies of the environment from a set of techniques and tools of analysis on one hand, and on the other hand, a pedagogy of study from the perception of the subject. Thus, we can conceive it as a geographical transcription/interpretation of the spatial arrangement. Based on this premise, the present text brings a brief approach of the landscape study in geography, emphasizing the development of the diverse conceptions within the geographical schools. 

 

Keywords: Landscape. Approaches. Geography.

 

 

Biografia do Autor

  • Liriane Gonçalves Barbosa, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista
    Mestranda em Geografia pelo programa de Pós Graduação da FCT/UNESP, Campus Presidente Prudente
  • Diogo Laercio Gonçalves, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista
    Mestrando do programa de Pós Garduação de Geografia da FCT/UNESP, Campus Presidente Prudente

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Publicado

2015-01-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A paisagem em Geografia:diferentes escolas e abordagens. (2015). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 3(2), 92-110. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/3122