Possibilidade para o turismo cultural: o caso da Festa de São Sebastião no Distrito de Gardênia, Município de Rancharia - SP
Resumo
Resumo: Esse artigo tem como foco de estudo a análise das possibilidades do turismo cultural no distrito de Gardênia, Município de Rancharia/SP, por meio da interação dos sujeitos (comunidade local e visitantes/turistas), com o meio rural, no tocante a uma manifestação cultural. Nesse âmbito, nosso objetivo foi analisar as contribuições da festa de São Sebastião no contexto do desenvolvimento local para o turismo no distrito. Para o levantamento e a análise dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação in loco e registros fotográficos. Assim, constatou-se entre os sujeitos envolvidos que a apropriação da cultura pelo turismo é um elemento relevante como potencial turístico e para a própria preservação da identidade desse patrimônio que resiste mesmo em meio ao cenário atual de transformações. Portanto, esse estudo, poderá servir de base para a implementação de projetos turísticos para o Município, haja vista a ausência dessa iniciativa pelo poder público municipal.
Palavras-chave: Turismo Cultural. Refuncionalização do espaço. Festa de São Sebastião.
POSIBILIDAD PARA EL TURISMO CULTURAL: FIESTA DE SAN SEBASTIÁN EN EL DISTRITO DE GARDENIA, MUNICIPIO DE RANCHARIA- SP.
Resumem: Ese artículo fue desarrollado y el foco de estudio fue el análisis de las posibilidades del turismo cultural en el Distrito de Gardenia, Municipio de Rancharía/SP, por medio de interacción de los temas (Comunidad local y visitantes/turistas), con el medio rural, en una manifestación cultural. En ese campo, nuestro objetivo fue analizar las contribuciones de la Fiesta de San Sebastián en el contexto del desarrollo local para el turismo en el Distrito. Para el análisis de datos fueron realizados encuestas seme-estructuradas, observación in loco u registros fotográficos. Así, se constató entre los temas envueltos que la apropiación de la cultura por el turismo es un elemento clave como potencial turístico y para la propia preservación de identidad de ese patrimonio que resiste mismo en el medio a la escena actual de transformaciones. Por lo tanto, este estudio podrá servir de base para la implementación de proyectos turísticos para el Municipio, pues no hay ninguna iniciativa del poder público municipal.
Palabras claves: Turismo Cultural. Refuncionalización del espacio. Fiesta de San Sebastián.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.