Lugar e não lugar: estudo sobre o currículo de Pernambuco e um livro didático de Geografia do 06° ano no ensino fundamental

Place and non-place: a study of the Pernambuco school curriculum and of a geography textbook for the 6th grade of elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.13362

Palavras-chave:

Lugar, Geografia, Currículo, Livro didático, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que analisou como é abordado o conceito de lugar e de não lugar no Currículo de Geografia de Pernambuco e em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, problematizou-se a abordagem do lugar, enquanto categoria de análise do espaço geográfico, como também a contribuição da geografia humanista e cultural para compreensão do debate acerca de lugar e de não lugar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória e descritiva, desenvolvida mediante revisão bibliográfica e análise documental. Para análise de dados, foram aplicados os procedimentos de Análise de Conteúdo, como proposto por Bardin (2010). Constatou-se que, no organizador curricular de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental, o lugar aparece explicitamente citado na primeira unidade temática, não sendo mais mencionado nas demais unidades, nem nos objetos de conhecimento e habilidades. Com isso, não explicita a importância de abordá-lo enquanto categoria de análise, que permeia as demais unidades temáticas. Na análise do livro didático, observou-se que o lugar, enquanto categoria de análise, está presente em apenas uma das unidades e, mesmo nela, as representações figurativas não contemplam a percepção de lugar como espaço vivido. Considerou-se que os conteúdos expressos no livro didático retratam, na maioria das vezes, outros países e concentram realidades do centro-sul brasileiro, o que caracteriza uma limitação para os estudantes do norte-nordeste. Todavia deve-se ressaltar que o professor pode redimensionar os conteúdos, nesse sentido, considerando o lugar como elemento de mediação pedagógica e orientado para sua significação.

Place and non-place: a study of the Pernambuco school curriculum and of a geography textbook for the 6th grade of elementary school

Abstract: This article presents a research aimed at analyzing how the concept of place and non-place is addressed in the Geography School Curriculum of Pernambuco State for Elementary School, along with the analyses of a 6th grade textbook. This research problematizes the approach of place, as a category of analysis of the geographic space, as well as the contribution of humanistic and cultural Geography to the understanding of the debate about place and non-place. This is a qualitative research, of exploratory and descriptive approach, developed through bibliographical revision and documental analysis. For data analysis, we applied Content Analysis, proposed by Bardin (2010). We found that, in the organizer of Geography school curriculum of the 6th grade of primary schools, the place is explicitly mentioned in the first thematic unit, not being mentioned afterwards in the other units, nor in the objects of knowledge and skills. Thus, it does not make explicit the importance of addressing it as a category of analysis, which permeates the other thematic units. About the textbook analysis, we observed that the place, as a category of analysis, is present in only one of the units and even there the figurative representations do not contemplate the perception of place as a lived space. We consider that the contents expressed in the textbook are portraying, most of the times, other countries and concentrates realities of the Brazilian center-south, which characterizes a limitation for the students of the north-northeast. We emphasize that the teacher can remake the contents, considering the place as an element of pedagogical mediation, oriented towards its meaning.

Keywords: Place; Geography; School Curriculum; Didactic Book; Elementary School.

Lugar y no lugar: um estúdio sobre el plan de esdudiso de Pernambuco, Brasil y um libro de textos de Geografia del 06º ano grado de la escuela primária

Resumem: Este artículo presenta una investigación que buscó analizar cómo se plantea el concepto de lugar y no lugar en el Plan de Estudios de Geografía de Pernambuco-Brasil para la Escuela Primaria y en un libro de texto de 6º grado. De esta forma, esta investigación problematiza el enfoque del lugar, como categoría de análisis del espacio geográfico, así como la contribución de la Geografía humanística y cultural a la comprensión del debate sobre el lugar y el no lugar. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva, desarrollada a través de revisión bibliográfica y análisis documental. Para el análisis de los datos, se aplicaron los procedimientos de Análisis de Contenido propuestos por Bardin (2010). Se constató que, en el organizador curricular de Geografía del 6º grado de la Enseñanza Fundamental, el lugar aparece explícitamente mencionado en la primera unidad temática, no siendo mencionado en las otras unidades ni en los objetos de conocimiento y habilidades. Por lo tanto, no hace explícita la importancia de abordarlo como categoría de análisis, que permea las demás unidades temáticas. En el análisis del libro de texto, se ha observado que el lugar, como categoría de análisis, está presente sólo en una de las unidades e incluso allí las representaciones figurativas no contemplan la percepción del lugar como espacio vivido. Se considera que los contenidos expresados en el libro de texto están retratando, la mayoría de las veces, otros países y concentran realidades del centro-sur brasileño, lo que caracteriza una limitación para los estudiantes del norte-nordeste. Sin embargo, cabe destacar que el docente puede redimensionar los contenidos, considerando el lugar como elemento de mediación pedagógica, orientado hacia su significado.

Palabras clave: Lugar; Geografía; Plan de Estudios; Libro de texto; Enseñanza Fundamental.

Biografia do Autor

  • Handerson Phillipe Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

    Discente do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco. Professor da rede estadual de ensino de Pernambuco e da rede municipal de ensino de Paulista-PE.

     

  • Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Université Lumière Lyon 2- França. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa  em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (CNPq)

     

Referências

ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

ALVES, Glória da Anunciação G. A. Cidade, cotidiano e TV. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015. p. 134-144.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARTOLY, Flávio. Debates e perspectivas do lugar na geografia. GEOgraphia, v. 13, n. 26, p. 66-91, 2011. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13625

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL, Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9099-18-julho-2017-785224-publicacaooriginal-153392-pe.html. Acesso em: Acesso em: 30 out. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1006-30-dezembro-1938-350741-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 fev. 2022.

CALLAI, Helena Copetti. O livro didático no contexto dos processos de avaliação. OKARA: Geografia em debate, p. 273-290, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/view/31203/16316. Acesso em: 20 abr. 2022.

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. GeoSaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, n. 17, p. 1-17, 2018. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.625

COPATTI, Carina; SANTOS, Leonardo Pinto. Política Nacional do Livro Didático e o Ensino de Geografia: um olhar sobre a formação cidadã. Revista Verde Grande: Geografia e interdisciplinaridade, v. 4, n. 01, p. 05-23, 2022. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202210523

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Direitos de Aprendizagem em Geografia: o lugar em sua potência. Educação em Foco, p. 203-220, 2015. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019679

FERREIRA, Luiz. Felipe. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Território, Ano 5, n. 9, p. 65-83, jul./dez. 2000.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. Knatz. Arquitetura e humanização. Revista Projeto, n. 126, p. 129-13, 1989.

KOZEL, Salete. Mapas mentais - uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, Salete.; SILVA, Josué da Costa; GIL FILHO, Sylvio Fausto. (Orgs.). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem – EDUFRO, 2007. p.114-138.

LEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professor de Geografia do ensino fundamental. 222 f. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

LEITE, Cristina Maria Costa. Geografia no ensino fundamental. Revista Espaço e Geografia, v. 5, n. 2, p. 245-280, 2002. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/39713/30875. Acesso em: 30 de mar. 2022

LIMA, Elias Lopes de. Do corpo ao espaço: contribuições da obra de Maurice Merleau-Ponty à análise geográfica. Geographia, n. 18, p. 65-84, 2007. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i18.a13543

MEDEIROS, Paulo César. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia. 2. ed. Curitiba: IESD, 2010.

MOCELLIM, Alan. Lugares, não lugares, lugares virtuais. Em Tese, v. 6, n. 3, p. 77-101, jan./jul. 2009. https://doi.org/10.5007/1806-5023.2009v6n3p77

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: A arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: SEED, 2019. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 30 out. 2021.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Estudar o Lugar para compreender a si mesmo e o mundo: análise de uma experiência pedagógica em Geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 74-98, 2016. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/341/220. Acesso em: 20 set. 2021

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lugar e não lugar: estudo sobre o currículo de Pernambuco e um livro didático de Geografia do 06° ano no ensino fundamental: Place and non-place: a study of the Pernambuco school curriculum and of a geography textbook for the 6th grade of elementary school. (2022). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 11(02), e112224. https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.13362