Atividades comerciais e de serviços e centralidade intraurbana em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
Commercial and service activities and intra-urban centrality in Presidente Prudente, São Paulo, Brazil
Resumo
A localização das atividades comerciais e de serviços no ano de 2010 na cidade de Presidente Prudente – SP constitui o tema central deste artigo. Para tanto, empregamos como procedimentos metodológicos a construção de um banco de dados a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O CNEFE e o CNAE possibilitaram produzir representações cartográficas que sustentaram nossas análises sobre o centro e a centralidade intraurbana em Presidente Prudente – SP. Tendo em vista os resultados obtidos com os referidos procedimentos metodológicos, podemos observar a presença de uma grande concentração de estabelecimentos comerciais e de serviços no centro principal. Entretanto, novas áreas também apresentaram concentrações, sobretudo em função dos shopping centers, que ora reforçam a centralidade exercida pelo centro principal, ora configuram novas áreas centrais.
Referências
CARLI, L. A. D. Delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais. Uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos Índices de Densidade Informacional para os casos de Presidente Prudente – SP e Ribeirão Preto – SP. 2015. 141f. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2015.
GOMES, M. C. S. Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional da cidade de São Carlos (SP). 2016. 219 f. Trabalho de conclusão (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.
PORTO-SALES, A. L. A Situação Espacial de Franquias na América do Sul: morfologia e centralidade urbanas em cidades médias da Argentina, Brasil e Chile [tese de doutorado]. Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
PORTO-SALES, A. L.; COUTO, E. M. J.; WHITACKER, A. M.; SPOSITO, M. E. B.; REDÓN, S. M.; MIYAZAKI, V. K. Pesquisa em Geografia urbana: desafios e possibilidades de análise espacial com o uso do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Rev. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 36, v. 2, p. 81-103, ago./dez. 2014.
RUANO, T. L. Procedimentos de Pesquisa em Geografia do Comércio e do Consumo e novas possibilidades de mapeamento. Análises a partir de Londrina (PR), Presidente Prudente (SP) e Ribeirão Preto (SP). 2015. 96f. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2015.
SILVA, V. H. Q. C. Padrões de localização de atividades comerciais e de serviços em Presidente Prudente -SP. In: Anais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografias e (a)diversidades: experiências e potencialidades. Presidente Prudente, mar. 2021a, p. 911-916.
SILVA, V. H. Q. C. Padrões de localização de atividades econômicas nas cidades médias brasileiras: Ribeirão Preto/SP, Presidente Prudente/SP, Ituiutaba/MG e Chapecó/SC. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021b. Disponível em:
SILVA, W. R. Centralidade, shopping centers e reestruturação das cidades médias. In: Maia, D. S.; Silva, W. R.; Whitacker, A. M. Centro e centralidade em cidades médias. – 1. ed. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017c.
_____. Shopping centers e redefinição da centralidade em cidades médias brasileiras. In: Maia, D. S.; Silva, W. R.; Whitacker, A. M. Centro e centralidade em cidades médias. – 1. ed. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017d.
SPOSITO, M. E. B.; GÓES, E. M. Espaços fechados e cidades: insegurança urbana e fragmentação socioespacial. São Paulo: Ed. UNESP, 2013.
SPOSITO, M. E. B. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, E. S.; NETO, J. S. L. (Org.). Uma geografia em movimento. – 1 ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2010.
_____. Novas formas comerciais e redefinição da centralidade intra-urbana. In: Maria Encarnação Beltrão Sposito (Org.). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP, 2001, v. 1, p. 235-254.
_____. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: Vasconcelos, P. A.; Corrêa, R. L.; Pintaudi, S. M. (Org.). A cidade contemporânea. Segregação espacial. – São Paulo: Contexto, 2013.
WHITACKER, A. M. A produção do espaço urbano em Presidente Prudente: uma discussão sore a centralidade urbana. 1997. 319 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciência e Tecnologias da Universidade de Presidente Prudente, Presidente Prudente.
Copyright (c) 2022 Élisée - Revista de Geografia da UEG

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.