CUSTOS DE TRANSAÇÃO E CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO (IPAMERI-GO)

  • Mirian Rosa Pereira UFG
  • Alcido Elenor Wander

Resumo

Este trabalho objetiva identificar a influência dos custos de transação na escolha dos canais de comercialização utilizados pelos agricultores do Assentamento Olga Benário, localizado em Ipameri (GO). A relevância da pesquisa reside na intenção de divulgar as informações apuradas e torná-las instrumento de análise para o meio acadêmico, comunidade local e autoridades do município e região onde o referido assentamento está localizado. O problema de pesquisa busca saber quais os custos de transação que exercem maior influência na escolha dos canais de comercialização. Como resposta provisória, considerou-se a hipótese de que os agricultores que estão mais integrados ao mercado e que tem a opção de mais de um canal de comercialização levam em conta alguns custos de transação para a escolha do canal. O estudo é baseado em pesquisa de campo exploratória com finalidade descritiva, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Como instrumentos de coleta foram utilizados questionário e entrevistas. O tipo de amostragem é a não probabilística por tipicidade e a análise dos dados é de caráter qualitativo. A conclusão aponta que os principais custos de transação identificados são o ex-ante e o ex-post às transações e explicitamente os custos de buscar informações para produzir. A escolha dos canais de comercialização é uma decisão do agricultor familiar, que envolve a análise do tipo de produto que será comercializado, a disponibilidade de transporte e a negociação com os intermediários. No Assentamento, notou-se que os agricultores escolhem os canais de comercialização mais acessíveis, ou seja, aqueles que são mais flexíveis nas negociações. Os canais de comercialização utilizados são os de nível zero e nível um. O preço e a flexibilização das negociações são levados em conta na escolha do canal, gerando custos de transação, especialmente para buscar informações para organizar as atividades produtivas, atender aos intermediários e analisar preços.

Biografia do Autor

Mirian Rosa Pereira, UFG

Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás. (2016) MBA em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (2007). Atuação em Docência Superior na Universidade Estadual de Goiás-Câmpus de Ipameri.

Alcido Elenor Wander

Doutorado em Ciências Agrárias pelo Georg August Universität Göttingen, Alemanha(2002)

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Brasil

Publicado
2020-04-13
Seção
Artigos