Padrão de especialização e competitividade das exportações do estado de Goiás no período de 1995 a 2008

Autores

  • Karine Obalhe Silva
  • Wendell Soares Pachenco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5274616

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os setores produtivos mais dinâmicos do Estado, bem como compreender a composição da pauta de exportações de Goiás, no período de abertura comercial, segundo o cálculo de indicadores de competitividade e tipologia de Pavitt (intensidade tecnológica das exportações). A problemática que se estabelece nesta proposta de estudo é: diante das transformações ocorridas a partir da abertura comercial e das novas necessidades que ela impõe, qual o padrão das exportações de Goiás no período que corresponde a 1995 a 2008? Verificou-se que não houve mudança no padrão das exportações de Goiás para setores mais intensivos em tecnologia, ou seja, a busca de inovações por meio de incrementos de P&D, não ocorreu pelo menos de forma intensa, no âmbito das exportações da economia de Goiás. Portanto, a pesquisa pode servir de auxílio à elaboração de políticas de manutenção e ampliação da dinâmica das exportações setoriais já existentes e alavancar setores potenciais. Além disto, há o destaque da região Centro-Oeste, região onde se encontra inserido o Estado de Goiás, no que tange ao crescimento das exportações, nos últimos anos, se apresentar maior do que de todas as regiões do país, permitindo acompanhar essa dinâmica mais de perto na análise da competitividade do Estado de Goiás.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karine Obalhe Silva
    Professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Itumbiara. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Economia na Universidade Federal de Uberlândia, Áreas de atuação: Comércio exterior, Macroeconomia e Economia Aplicada.
  • Wendell Soares Pachenco
    Membro do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC/UEG). Aluno do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Itumbiara.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Padrão de especialização e competitividade das exportações do estado de Goiás no período de 1995 a 2008. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 7(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5274616