O impacto da reestruturação produtiva sobre a geração de emprego no complexo têxtil brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5363996Resumo
O processo de reestruturação industrial implicou transformações nos processos produtivos e nas formas de competição afetando substancialmente o mercado de trabalho. Em vista disto, o objetivo deste artigo é analisar o impacto destas transformações sobre a capacidade de geração de emprego do complexo têxtil brasileiro (indústria têxtil, vestuário e calçados). Segundo os estudos de Nagberg e Vieira, este complexo é constituído de setores que geram crescimento econômico e emprego simultaneamente acima da média na economia brasileira. Como resultado, verificou-se que este complexo vem sofrendo uma série de transformações tecnológicas e organizacionais a fim de preservar sua competitividade no mercado. O setor têxtil está incorporando inovações tecnológicas, enquanto que o setor de calçados e do vestuário está adotando inovações organizacionais. Por esse motivo, estes dois últimos continuaram ocupando posições importantes em termos de geração de emprego. Tal posição confirma que este complexo continua gerando maior número de empregos em relação aos setores da economia brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________