Análise espacial do crescimento econômico dos municípios paraenses na década de 1990

Autores

  • Lúcia Cristina Andrade
  • Sérgio Castro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5363725

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de fornecer evidências empíricas sobre a importância da localização para o crescimento econômico da renda per capita dos municípios paraenses, na década de 1990, e explorar as possíveis fontes econômicas e sociais determinantes do crescimento. As variáveis escolhidas seguem as contribuições teóricas da nova geografia econômica. As técnicas de estatística espacial e econometria espacial são empregadas para avaliar o grau de dependência econômica entre os municípios. A especificação do modelo econométrico espacial foi realizada utilizando-se do modelo espacial autoregressivo estimado pelo método de máxima verossimilhança. Os resultados obtidos para o período 1991-2000, não mostram evidências estatísticas para associar espacialmente a taxa de crescimento da renda per capita de um determinado município com os seus vizinhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Cristina Andrade
    Economista; Especialista em Gestão Governamental; Mestre em Economia. Assessora Econômica da Federação do Comércio do Estado do Pará e Servidora Pública do Governo do Estado do Pará da Secretaria de Planejamento do Estado.
  • Sérgio Castro Gomes
    Doutor em Economia pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Estatística, Professor da Universidade da Amazônia – UNAMA; Pesquisador do IDESP/Governo do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise espacial do crescimento econômico dos municípios paraenses na década de 1990. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 7(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.5363725