Identificação das aglomerações produtivas locais (A.P.L.) no estado de Goiás

Autores

  • Ary José Apolinário de Souza Júnior
  • Simone Pereira Silva Bastos

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5539972

Resumo

O presente trabalho faz uma investigação sobre a existência de aglomerações produtivas locais no Estado de Goiás, para o setor de indústria de transformação. Esta pesquisa é feita através da metodologia dos Quocientes Locacionais, para empregados e estabelecimentos, com base nos dados da RAIS / MTE 2006. A principal constatação é a forte concentração industrial em algumas microrregiões do estado, liderada principalmente pelas indústrias que tem a agroindústria como principal fornecedora de insumos. Em seguida, faz-se uma análise detalhada dos 3 setores mais representativos, procurando explicar as causas dos aglomerados produtivos se localizarem nestas microrregiões e em qual o contexto estão inseridos. Por último, destaca-se a microrregião de Goiânia, que por sediar a capital estadual acaba por atuar como um raio de desenvolvimento industrial para o Estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ary José Apolinário de Souza Júnior
    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (U.F.U.) e especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Goiás (U.E.G.). Também atua com economista na CELG Distribuição S/A. – CELG D - Goiânia-GO.
  • Simone Pereira Silva Bastos
    Professora do Curso de Ciências Econômicas, UnUCSEH/UEG - Anapólis.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identificação das aglomerações produtivas locais (A.P.L.) no estado de Goiás. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 4(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5539972