Educação brasileira: um instrumento de dominação a serviço do capital
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5539968Resumo
O presente artigo analisa o processo educacional brasileiro e demonstra que as políticas desenvolvidas que objetivaram a melhoria do povo tinha na realidade a função de atender às oligarquias mais, especificamente, o capital dominante. Esse processo destorcido de valorização do capital em detrimento do ser humano apresenta deficiências de toda ordem: má formação do aluno, carência de material didático, má qualificação do corpo docente, subnutrição, precárias condições estruturais do ensino e conseqüentemente a mercantilização da educação, dada à incapacidade do Estado em investir em educação por força de metas pré-estabelecidas pelos credores, impedindo o desenvolvimento econômico. Espera-se contribuir com uma reflexão sobre o modelo educacional brasileiro e discutir as conseqüências deste modelo no campo educacional. Que sociedade desejamos? Como compatibilizar investimentos em educação com tamanha carência de recursos? Para a elaboração deste artigo, procedeu-se inicialmente uma revisão bibliográfica para compreender o processo histórico da educação brasileira, políticas e legislações vigentes em que as transformações ocorriam e o momento econômico vivido. O trabalho permitiu compreender que reduzir o hiato e abreviar a formação acadêmica tornando-a produtiva e contributiva para o desenvolvimento econômico e social é emergencialmente importante num país de grandes desigualdades sociais e de fortes desequilíbrios regionais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________