Educação brasileira: um instrumento de dominação a serviço do capital

Autores

  • Leonardo Lucio Amorim Mussury
  • Pedro Rauber
  • Rosilda Mara Mussury

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5539968

Resumo

O presente artigo analisa o processo educacional brasileiro e demonstra que as políticas desenvolvidas que objetivaram a melhoria do povo tinha na realidade a função de atender às oligarquias mais, especificamente, o capital dominante. Esse processo destorcido de valorização do capital em detrimento do ser humano apresenta deficiências de toda ordem: má formação do aluno, carência de material didático, má qualificação do corpo docente, subnutrição, precárias condições estruturais do ensino e conseqüentemente a mercantilização da educação, dada à incapacidade do Estado em investir em educação por força de metas pré-estabelecidas pelos credores, impedindo o desenvolvimento econômico. Espera-se contribuir com uma reflexão sobre o modelo educacional brasileiro e discutir as conseqüências deste modelo no campo educacional. Que sociedade desejamos? Como compatibilizar investimentos em educação com tamanha carência de recursos? Para a elaboração deste artigo, procedeu-se inicialmente uma revisão bibliográfica para compreender o processo histórico da educação brasileira, políticas e legislações vigentes em que as transformações ocorriam e o momento econômico vivido. O trabalho permitiu compreender que reduzir o hiato e abreviar a formação acadêmica tornando-a produtiva e contributiva para o desenvolvimento econômico e social é emergencialmente importante num país de grandes desigualdades sociais e de fortes desequilíbrios regionais.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Lucio Amorim Mussury
    1Economista, professor dos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis na UNIGRAN- MS e Diretor Comercial do Grupo Bocchi –Dourados -MS. Rua Balbina de Matos 2121, Jardim Universitário Dourados,MS.
  • Pedro Rauber
    Mestre em Educação. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados MS.
  • Rosilda Mara Mussury
    .Professora da Universidade Federal de Dourados. Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais. UFGD. Rodovia Dourados-Itahum, Km 12. cep: 79800000. Dourados-MS.

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Publicado

2018-10-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação brasileira: um instrumento de dominação a serviço do capital. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 4(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5539968