Setor primário e as transformações econômicas e regionais em Goiás

Autores

  • Luiz Batista Alves Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH)
  • Laene Bueno Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5248774

Resumo

Objetivou-se analisar se as transformações ocorridas nas últimas quatro décadas no Estado de Goiás afetaram a distribuição de mão de obra entre os setores econômicos e como isso afetou o setor primário. Utilizou-se indicadores de análises regionais com matriz de informação especial demonstrando a distribuição total do emprego formal de um subsetor em diferentes microrregiões, além de medidas de localização de natureza setorial, chegando, finalmente ao Quociente Locacional (QL), que compara a participação percentual de uma microrregião em um subsetor particular com a participação percentual da mesma microrregião no total do emprego formal da economia estadual. Os resultados demonstraram que o território goiano é marcado por grande expressividade do setor primário na economia, com destaque para a microrregião de São Miguel do Araguaia, Porangatu e Catalão e o trabalho formal tem alta concentração no setor de mineração. O setor de agropecuária é reafirmado como grande setor de destaque no Estado, por sua grande representatividade na concentração de emprego formal desde 1985 com exceção para Anápolis e Goiânia, microrregiões que se destacam no setor secundário e terciário respectivamente, além de concentrarem o maior número de habitantes no estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Batista Alves, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH)

    Docente e Pesquisador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas - CCSEH, Anápolis, Goiás. E-mail: lbalves@ueg.br. Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás - UFG/GO. Mestre em Economia Aplicada (Rural) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

  • Laene Bueno Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH)
    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Setor primário e as transformações econômicas e regionais em Goiás. (2019). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 14(2), 127-143. https://doi.org/10.5281/zenodo.5248774