Crescimento e crise da economia capitalista em Marx e Kalecki

Autores

  • Daniel Strauss PPGE UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5542040

Palavras-chave:

Crescimento Econômico, Crise Econômica, Marx, Kalecki

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir e comparar bases teóricas de Marx e Kalecki nas causas do crescimento e da crise da economia capitalista. Kalecki foca nas discussões de reprodução de Marx, expressas no livro II d’O Capital. Sob essa perspectiva, divide-se a economia em duas classes sociais: capitalistas e trabalhadores e dois setores: bens de produção e de consumo. A crise relaciona-se com descontinuidades nos elos entre esses setores, essa ruptura dará origem às teorias de Demanda Efetiva e Investimento kaleckianas. Em Marx, no entanto, a questão fundamental relaciona-se à produção, neste caso a lei da queda tendencial da taxa de lucro irá formar a desproporcionalidade sistêmica. Tanto Marx quanto Kalecki concordam, no entanto, com a crítica às formulações neoclássicas de crescimento equilibrado e lei da oferta e demanda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Strauss, PPGE UFRGS

    Mestrando em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e graduando em Licenciatura em Ciências Sociais, pela UFSM interrompida. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), com intercâmbio acadêmico na Universidad de Buenos Aires (UBA) durante o primeiro semestre de 2013.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crescimento e crise da economia capitalista em Marx e Kalecki. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 14(1), 109-119. https://doi.org/10.5281/zenodo.5542040

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.