Impactos ecológicos no cerrado goiano mediante a teoria das estruturas dissipativas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5542055Palavras-chave:
Cerrado. Economia goiana. Impactos ecológicos.Resumo
Tem como tema as interações entre sistema capitalista e meio ambiente. Situa no âmbito da economia e complexidade e possui como objetivo geral caracterizar a economia goiana como um sistema aberto, possível de ser tratada pela teoria das estruturas dissipativas. A metodologia trata-se de uma revisão teórica de autores ligados ao paradigma emergente como Fritjof Capra, Ylia Prigogine, Humberto R. Maturana e Francisco Varela Garcia, James Lovelock e na revisão teórica da obra “Trajetórias e reestruturação da indústria brasileira após a abertura e a estabilização” de David Kupfer. Apresenta a economia goiana, o padrão de concorrência vigente em suas cadeias agroindustriais e ainda, como este padrão de concorrência dependente de recursos naturais, intensifica os fluxos de materiais e energia e os impactos ambientais no Cerrado goiano. Dentre os principais resultados, nota que as principais cadeias agroindustriais possuem uma estrutura que é inerentemente deletéria por se tratar de setores maduros onde os processos de inovações são mínimos. Tais setores possuem a característica de no presente e no futuro elevar a desordem no meio. A principal conclusão a que se chega é de que as principais cadeias agroindustriais do Estado de Goiás não podem ou poderão vir a ser sustentáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________