Internacionalização de Empresas Brasileiras em Mercados da Europa e América do Norte: Análise das Empresas Fábrica di Chocolate e Spoleto

Autores

  • Fernanda Bérgamo Calderari Deloitte Brasil
  • Giuliana Aparecida Santini Pigatto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562581

Palavras-chave:

Internacionalização. Fábrica di Chocolate. Spoleto

Resumo

A expansão das empresas brasileiras através da internacionalização têm se tornado evidente desde a década de 1990, ganhando maior importância na última década. Dentre as estratégias mais utilizadas para o alcance do mercado externo está a internacionalização das franquias. Com o objetivo de analisar o processo de internacionalização de duas redes de franquias brasileiras em mercados da Europa e América do Norte, através de um levantamento bibliográfico sistematizado, este estudo[1] constatou que o principal método de entrada no exterior tem sido por meio de máster franqueados e que este método tem influenciado fortemente a escolha do mercado de entrada.

[1] Pesquisa financiada pela Fapesp processo n. 2013/19293-8. 

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Biografia do Autor

  • Fernanda Bérgamo Calderari, Deloitte Brasil
    Administradora pela UNESP Tupã.
  • Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Profa. Dra. de Administração da Unesp Tupã e também docente do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento.

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Publicado

2018-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Internacionalização de Empresas Brasileiras em Mercados da Europa e América do Norte: Análise das Empresas Fábrica di Chocolate e Spoleto. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(2), 106-128. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562581

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