Fatores individuais da obesidade para as capitais brasileiras de 2006 a 2010

Autores

  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Professora PPGE/UFJF
  • BRUNO SILVA DE MORAES GOMES Professor de gestão (IFRJ)
  • Carina Rettori Guimarães SIlva

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5579275

Palavras-chave:

Obesidade, Estatística, Fatores de proteção, Análise dos Mínimos Quadrados

Resumo

A obesidade é um problema de saúde pública e face ao seu crescimento no Brasil é importante acompanhar suas causas. O objetivo é identificar os fatores que podem influenciar a obesidade e o excesso de peso nas 26 capitais brasileiras mais o Distrito Federal entre 2006 e 2010, utilizando a base de dados VIGITEL e o método de Mínimos Quadrados Ordinários Agrupado. Conclui-se que os fatores que possuem uma relação positiva com a obesidade são consumo de carne com excesso de gordura, consumo de refrigerante, atividade física, ex-fumantes, hipertensão arterial e diabetes, e os que possuem uma relação negativa são: consumo de hortaliças e consumo de álcool.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suzana Quinet de Andrade Bastos, Professora PPGE/UFJF
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economiada Saúde, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.
  • BRUNO SILVA DE MORAES GOMES, Professor de gestão (IFRJ)
    Doutorando em economia aplicada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em economia aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Tem experiência na área de economia com interesse nos temas de Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, Redes de Cidades, Economia da Saúde e Métodos Econométricos com ênfase em Econometria Espacial.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fatores individuais da obesidade para as capitais brasileiras de 2006 a 2010. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 12(2), 159-177. https://doi.org/10.5281/zenodo.5579275

Artigos Semelhantes

1-10 de 276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)