O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA DEFESA DO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5542159Palavras-chave:
Normas consumeristas, Direito fundamental, Políticas Públicas.Resumo
A Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988, no rol de direitos e garantias fundamentais, determina expressamente que o Estado promoverá na forma da lei, a defesa do consumidor. Este artigo tem como objetivo demonstrar o papel das políticas públicas na efetivação dos direitos do consumidor. O consumo de alguns produtos ou serviços é vital para a manutenção da saúde e da vida do consumidor e a relação consumerista representa muitas vezes uma forma de inclusão social e de exercício da cidadania. A busca pela efetividade das leis consumeristas passa obrigatoriamente pela implementação de políticas publicas. A partir do estudo realizado constatou-se que as políticas públicas de proteção ao consumidor são ferramentas para tornar efetiva a legislação vigente.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________