A ERA DESENVOLVIMENTISTA E A RESSIGNIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS A PARTIR DAS ÚLTIMAS DECADAS DO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5540065Palavras-chave:
Instituições. Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimentismo.Resumo
As instituições tem sido objeto de estudo de várias escolas econômicas, sejam estes mais recentes (Novo Institucionalismo Econômico) ou mais antigos (O Velho Institucionalismo Econômico). O estudo das instituições é considerado de suma importância para compreender o desenvolvimento econômico, seja nos países desenvolvidos ou nos países subdesenvolvidos. No Brasil, as instituições da era desenvolvimentista foram determinantes para o planejamento da nação, e para a tentativa da construção de uma economia industrial e economicamente avançada. Entretanto, houve mudanças nos objetivos dessas instituições, a partir dos anos de 1980, com a instabilidade macroeconômica causada pelo choque do petróleo e o colapso de Bretton Woods, a economia brasileira passa por um processo de liberalização fazendo com que as instituições nacionais deixassem de ter por objetivo a construção de um Estado forte e interventor, e concentrassem em medidas pontuais que visavam a estabilidade macroeconômica. Este artigo tem como objetivo demonstrar como as instituições influenciam o desenvolvimento econômico. Em específico, foi uma tentativa de demonstrar que as instituições influenciam o desenvolvimento da nação e por consequência contribui para a promoção do bem estar social da sua população. A metodologia utilizada foi a pesquisa explicativa, através da revisão bibliográfica em livros e revistas científicas. Conclui-se que as instituições importam ao processo de desenvolvimento, sendo elas a causa ou a consequência deste. Nesse sentido, o nível de bem estar social da nação sem dúvida está relacionado com as instituições adotadas por essas sociedades, e que essas instituições tenham a características necessárias para moldar um Estado desenvolvimentista, no sentido proposto por Peter Evans.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________