PSICOLOGIA ECONÔMICA: UM ESTUDO DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR EM ANÁPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5540037Palavras-chave:
Psicologia Econômica, Comportamento Econômico, Tomada de decisão.Resumo
Segundo a Economia Clássica o que definia o consumo é como o indivíduo toma decisão quanto a consumir ou não, e ainda, o que consumir segundo restrição orçamentária. Dentro desta restrição o consumidor pode escolher cestas que comporá sua curva de indiferença e, obviamente, ou racionalmente, optará pela cesta que maximiza seu bem-estar. Contudo, nasce a necessidade, identificada por pensadores sociais, econômicos e psicólogos, de acrescentar um enfoque mais abrangente à Economia, que estuda fenômenos econômicos, sempre tingidos pela participação humana, a partir de modelos extraídos da sociedade. Diante do panorâmico histórico da Psicologia Econômica, bem como o comportamento do consumidor dentro da Economia Clássica, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em Anápolis-Go. Um dos municípios mais importante do Estado. É considerado o segundo em economia e o terceiro em população. Assim, o principal objetivo desse artigo é discutir os fatores determinantes na tomada de decisão do consumidor em Anápolis. A partir da pesquisa de campo observou-se que a emoção se apresenta como o fator que norteia e passa por todos os fatores influentes no comportamento econômico do consumidor.
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