NUDGES E O DESEMPENHO ESTUDANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Simone Matos dos Santos Teixeira Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Tiago Wickstrom Alves Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0001-9979-7133
  • Fransérgio Bucar Afonso Pereira Instituto Federal do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.31668/tdgv0k42

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática abordando estudos relacionados ao uso de nudges na educação. Considerando que os nudges podem influenciar o desempenho estudantil e se tornar uma importante ferramenta escolar. Esta pesquisa abrangeu bases de bibliotecas digitais como Ebscohost e Science Direct. Foram pesquisados artigos publicados entre 2012 e 2022, que totalizaram 18 artigos. As descobertas levam-nos a considerar que  a intervenção nudge mais adotada no ambiente de ensino é a informativa ou  lembretes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Matos dos Santos Teixeira, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

    Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIRG (2009). Especialização MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins (2013). Mestrado em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2021). Doutoranda em Economia pela UNISINOS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.

  • Tiago Wickstrom Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atua na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde foi Coordenador Adjunto da Graduação do curso de Ciências Econômicas, Coordenador do PPG de Economia e Diretor do Centro de Ciências Econômicas. Atualmente é Coordenador do PPG de Ciências Contábeis e leciona na graduação do curso de Ciências Econômicas, no PPG de Economia e no PPG de Ciências Contábeis e é lider do Grupo de Pesquisa intitulado: Mercados e Competitividade de instituições de Ensino Superior. Tem experiência na área de Economia Rural e de Energia, Microeconomia e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, Avaliação de Desempenho das Organizações, Análise da Competitividade das Instituições e Mercado de Ensino Superior; fundamentados em Microeconomia Aplicada e Economia Comportamental.

  • Fransérgio Bucar Afonso Pereira, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

    Doutor em economia. Mestre em administração pública. MBA em gestão de empresas. Graduação em administração. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Administração, Comunicação Empresarial, Empreendedorismo e Estratégia.

Downloads

Publicado

2025-01-26

Como Citar

NUDGES E O DESEMPENHO ESTUDANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2025). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 20(2). https://doi.org/10.31668/tdgv0k42