GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA DE TANGARÁ DA SERRA - MT

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção de gestão financeira dos servidores públicos da prefeitura de Tangará da Serra – MT. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizou como método o estudo de caso, a amostra compreendeu 162 servidores que trabalham diretamente no prédio da prefeitura municipal. O instrumento de coleta de dados foi questionário estruturado, segregado em três blocos: bloco I – aborda o perfil socioeconômico; bloco II – busca identificar como é realizada a gestão financeira e; bloco III - visa conhecer percepção pessoal em relação ao bom gestor financeiro. Os dados foram organizados com uso software Microsoft Office Excel e apresentados em tabelas e gráficos, para as questões abertas utilizou a ferramenta WordArt para elaborar a “Nuvem de Palavras”. Quanto ao perfil socioeconômico dos servidores públicos a maioria é do gênero feminino, com faixa etária entre 36 a 45 anos e nível superior completo, possuem renda mensal líquida familiar de até 5 salários mínimos e atuam a mais de 10 anos no serviço público. Referente a gestão dos recursos, a maioria revelou ter boas atitudes financeiras, apesar de em alguns quesitos apresentarem resultados negativos. O gênero masculino demonstrou maior domínio em gestão financeira.

Biografia do Autor

Josiane Silva Costa dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2017), MBA Planejamento Tributário (2012), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009) . Atualmente é professora titular na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Tangará da Serra-MT, no curso de Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributária I, Contabilidade Comercial II e Trabalho de Conclusão de Curso I, com pesquisa, ensino e extensão.

Graziele Oliveira Aragão Servilha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Especialista em Direito do Trabalho e previdenciário pela Universidade de Cuiabá (UNIC), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduada em Administração pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Saberes e práticas na educação infantil (UNEMAT-UAB), e Graduanda em Licenciatura em Pedagogia (UNEMAT-UAB). Contadora, e com experiência profissional nas áreas de administração, setor financeiro, contábil e departamento pessoal e atua como professora assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Leandro Jose de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

É ECONOMISTA FORMADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO (UNEMAT) E MESTRE EM AGRONEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). FOI PROFESSOR NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E TURISMO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE MANTIDA PELA UNIÃO DAS FACULDADE DE ALTA FLORESTA (UNIFLOR), ONDE NESSE PERÍODO ATUOU LECIONANDO AS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO A ECONOMIA, MICROECONOMIA, MACROECONOMIA, ECONOMIA DO TURISMO E ECONOMIA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. JÁ FOI PROFESSOR CONTRATADO NA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC - UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA) ATUANDO PELO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO ONDE LECIONAVA AS DISCIPLINAS DE MACROECONOMIA, MICROECONOMIA, NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E ECONOMIA. NO ANO DE 2020 ATUEI NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO, ONDE MINISTREI A DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA, OFERTADA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES, EM COLÍDER/MT (UNEMAT) ATRAVÉS DE SELEÇÃO FEITA PELO EDITAL N° 03/2019-UNEMAT/COL/FACET. ATUALMENTE É PROFESSOR INTERINO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT-CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA) ATUANDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE EM EMPREENDEDORISMO E AGRONEGÓCIOS E ENGENHARIA CIVIL LECIONANDO AS DISCIPLINAS DE ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, INTRODUÇÃO A ECONOMIA E ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA.

Publicado
2022-02-12
Seção
Artigos