A FORMAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS RURAIS NO BRASIL: BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA
Resumo
O processo de constituição da propriedade privada no território brasileiro inicia com a chegada europeia no litoral e, com a percepção dos potenciais comerciais de exploração, se consolida através dos instrumentos jurídicos de transmissão de posse impostos pelo regime português. No âmago das relações que se estabeleceram, percebe-se o embrião das disparidades sociais propiciadas pelas situações de concentração e exploração da terra no Brasil: a detenção latifundiária e a expropriação da mão de obra despossuída. As atividades econômicas que posteriormente se desenvolvem – a produção da cana de açúcar e a pecuária – reforçam essa conformação social e corroboram para que a relação de dominação extrapole o cenário produtivo e adquira conotações políticas personificadas através dos coronéis. Com o fim do regime escravocrata e a adoção de mão de obra livre nas lavouras cafeeiras no sudeste e a expansão da pecuária extensiva nas demais regiões brasileiras, a propriedade da terra no Brasil altamente concentrada e voltada para a produção exportável passou a ser palco de tensões e diversas disputas que perduram até os tempos atuais.
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________