O NOVO SERVIÇO PÚBLICO E A LEI DE INCENTIVO À CULTURA: UMA OPORTUNIDADE

Autores

  • Angelo Cruz do Nascimento Varella
  • Roberta Teodoro Santos Universidade de Brasília
  • Estela Najberg

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4012337

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a Lei de Incentivo à Cultura, sob as perspectivas da Nova Gestão Pública e do Novo Serviço Público, no intuito de sugerir mudanças que possibilitem a descentralização de recursos, a melhoria no atendimento do interesse público e o incremento das ferramentas de accountability da principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil. Para tanto, utilizam-se dados do Portal de Visualização do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura – VERSALIC – disponibilizado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, no período compreendido entre os anos de 2013 a 2017. A partir de uma análise quantitativa, é possível identificar evidências de má alocação dos recursos de incentivos fiscais, que são centralizados na Região Sudeste e majoritariamente executados por empresas.

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Biografia do Autor

  • Angelo Cruz do Nascimento Varella

    Mestrando em Administração pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE/UFG, Brasil.

  • Roberta Teodoro Santos, Universidade de Brasília

    Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia - FACE/UnB. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás (2015), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Goiás (2018). Tem experiência em Economia com ênfase na área de Economia Aplicada.

     
  • Estela Najberg

    Doutora em Administração, Professora no Curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE/UFG, Brasil.

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Publicado

2020-08-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O NOVO SERVIÇO PÚBLICO E A LEI DE INCENTIVO À CULTURA: UMA OPORTUNIDADE. (2020). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 16(1), 107-122. https://doi.org/10.5281/zenodo.4012337