POESIA NA ESCOLA E PÚBLICO INFANTIL
QUAIS TEXTOS PARA QUE LEITORES?
Resumo
Para o escritor Ricardo Azevedo (2005), a crença em um mundo dividido por faixas etárias acaba por criar “fatias” no mercado editorial ou por facilitar a organização burocrática da escola, mas pouco contribui para formar cidadãos criativos, participantes, dotados de senso crítico e visão humanista da vida e do mundo, tampouco, promove a formação de leitores. Isso coloca a polêmica questão da leitura de poesia para o público infantil na escola e uma indagação básica sobre quais textos ler para as crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais da Educação Básica. Contribuem para a discussão desse assunto Hunt (2010), Lajolo e Zilberman (1985), Coelho (2000), Bordini (1986) dentre outros. O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a poesia que se lê (quando se lê) para crianças na escola com o fito de problematizar a sua destinação, bem como o seu aspecto mercadológico e histórico de instrumentalização do texto para o viés pedagogizante. Por fim, cabe ressaltar que a leitura de poesia – e da literatura de forma mais ampla –, experimentada em sua potencialidade estética, atua na constituição do sujeito como meio socializador das experiências humanas. É assim que deve integrar um projeto de formação leitora na escola.