LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
INSTRUMENTOS DE LUTA CONTRA DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS?
Resumo
Este artigo analisa seções de uma série de livros didáticos de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) para os anos finais do Ensino Fundamental, que têm como proposta o desenvolvimento de posicionamento crítico dos/as alunos/as. O objetivo é verificar se estas seções favorecem a discussão crítica acerca de desigualdades sociais, em especial das étnico-raciais, constituindo-se assim em instrumentos de luta contra o racismo. O referencial teórico utilizado pauta-se em estudos sobre educação e diversidade (CANDAU, 2010, 2014), educação e combate ao racismo (RABELO, 2016), legislações e diretrizes para o trato da diversidade étnico-racial (BRASIL, 2003, 2004), ensino crítico de língua estrangeira (FERREIRA, 2006; PESSOA, 2014), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa documental e de conteúdo, cujos resultados apontam que a grande maioria dos itens analisados dos livros didáticos não contribui para a desconstrução de desigualdades étnico-raciais. Dessa forma, as seções analisadas não atendem à proposta de formação crítica dos/as alunos/as e nem a das legislações e diretrizes para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.