OS NOMES DE LUGARES E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Karylleila Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Anna Inez Alexandre Reis Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os nomes de lugares (elementos humanos) e sua relação com o ensino de História no Ensino Fundamental da Educação Básica, a partir dos livros didáticos de História do 8º e 9º anos, tendo em vista a Teoria da Interdisciplinaridade. Partindo de um enfoque interpretativo descritivo, buscou-se identificar de que forma os nomes dos lugares estão dispostos nos livros didáticos e como se estabelece a sua relação com o ensino de História. O objetivo é discutir, de forma preliminar, uma proposta pedagógica, utilizando os topônimos em uma perspectiva interdisciplinar nos livros didáticos de História.

Biografia do Autor

  • Anna Inez Alexandre Reis, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Atualmente é professora da educação básica da Escola Estadual João da Silva Guimarães e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2019-01-30