MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

DAS LIMITAÇÕES ÀS NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES

Autores

  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas

Resumo

Este artigo traz uma discussão acerca da formação de professores de línguas e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), considerando experiências dos professores no período da formação inicial. Assim, este estudo analisa como o curso de Letras de uma universidade pública no estado de Goiás lida com as TDIC e se os futuros professores tem experiências significativas com a tecnologia durante o curso de Letras, a partir dos pressupostos dos multiletramentos (KALANTZIS E COPE, 2015; FREIRE E LEFFA, 2013; ROJO,  2017) e da tecnologia da informação e da comunicação (SILVA, 2013; FREITAS, 2016). Para isso, consideramos o processo de formação inicial de professores no curso de Letras e, a partir da análise do currículo e da participação dos alunos em duas ações que envolvem as TDIC realizadas durante o curso, investigamos como as TDIC são consideradas nos cursos Letras e o reflexo das experiências ou a falta delas na formação do professor de línguas. Com este estudo, constatamos que os cursos de formação de professores necessitam de novas práticas curriculares que possam contribuir para a formação inicial de professores em relação às TDIC por apresentarem limitações que impedem a formação de profissionais capazes de compreender o papel das TDIC como instrumento de reflexão e de inserção social. 

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Publicado

2019-01-30