LER, ME LENDO ENQUANTO DOCENTE A PARTIR DE UM EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO HERMENÊUTICA

Autores

  • Ticiane Rafaela de Andrade Moreno UEL

Resumo

Foi provocada pelas leituras e reflexões da disciplina “Questões Atuais sobre Línguas, Culturas  e Políticas”, ministrada pelos professores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e a professora Walkyria Monte Mór, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários em Inglês da USP, que vi surgir a necessidade de dar continuidade a reflexões já realizadas em outros textos sobre a reflexão do meu próprio agir docente. A minha proposição nesse texto é trazer alguns elementos da análise crítica, hermenêutica (RICOUER, 1988) da autorreflexão sobre a minha prática docente à luz de textos que discutem linguagem e (de)colonialidade.

Biografia do Autor

  • Ticiane Rafaela de Andrade Moreno , UEL

    Graduada em Letras com habilitação dupla em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho) e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Durante a graduação, foram desenvolvidas pesquisas nas áreas de gêneros textuais e livro didático em língua materna. Bolsista no Projeto de Extensão "A Escola na Formação do Cidadão Ativo e Crítico", vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR, 2010).

    Participação em diversos grupos de pesquisa, como "Leitura e Ensino" (UENP, 2009-2011), "Literatura e Ensino" (2010), FELICE (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças) na Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2016-2018), e atualmente, membro do Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE, 2022-) na USP.

    Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL, com pesquisa direcionada ao ensino de língua estrangeira para crianças e análise de sistemas apostilados de ensino. O título de mestrado em Estudos da Linguagem foi obtido pela UEL, com investigação sobre representações do agir político de professores de língua inglesa para crianças sob a perspectiva da Pedagogia Crítica. Atualmente, cursa o doutorado no programa "Estudos Linguísticos e Literários em Inglês" na USP, com pesquisa voltada ao desenvolvimento dos letramentos crítico-afetivos em Língua Inglesa para Crianças.

    Atuação como docente de língua inglesa e língua portuguesa em diferentes segmentos da educação básica, em contextos públicos e privados, desde a educação infantil até o ensino médio. No momento, exerce a função de professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ensino de Linguagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Sorocaba, com atuação nos cursos integrados ao ensino médio e nas licenciaturas.

    Coordenação e organização de eventos institucionais, além de projetos de ensino e extensão, com foco em alfabetização, letramento crítico, letramento literário, letramentos marginais, e questões de gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

2024-12-27