WALKTHROUGH/DETONADO: UM GÊNERO TEXTUAL DA CULTURA DIGITAL GAMER

Autores

Resumo

RESUMO: As tecnologias têm impactado os meios de interação e reconfigurado as formas de expressão, comunicação e a difusão das informações. Os games fazem parte dessas tecnologias digitais e se constituem em um importante instrumento de atuação social, interação, entretenimento, conhecimento e aprendizagem. Ademais, eles oportunizam o surgimento de uma comunidade discursiva formada pelos jogadores, denominada comunidade gamer, que utiliza uma variedade de gêneros advindos do contexto digital, mais especificamente relacionados aos jogos digitais. Pensando nisso, este artigo propõe discutir o gêneros textual walkthrough/detonado, que emergem a partir dessa comunidade discursiva, de modo a descrevê-lo e discutir a constituição da comunidade discursiva. Buscamos parâmetros para definir os gêneros textuais e a comunidade discursiva gamer nos estudos de Miller (1984; 2012), Marcuschi e Xavier (2010), Swales (1998; 2004), e Biasi-Rodrigues, Araujo e Sousa (2009). O córpus desta pesquisa foi constituído de vídeos de walkthrough/detonado publicados no Youtube, e outras redes sociais, que foram selecionados aleatoriamente. Este estudo busca compreender como os games corroboram para o surgimento de novos gêneros e de uma nova comunidade discursiva.

PALAVRAS-CHAVE:  Comunidades discursivas. Gênero como ação social. Gênero textual. Walkthrough/detonado.

 

ABSTRACT: Technologies have had an impact on the means of interaction and have reconfigured forms of expression, communication and the dissemination of information. Games are part of these digital technologies and are an important tool for social action, interaction, entertainment, knowledge and learning. In addition, they give rise to a discursive community formed by players, called the gamer community, which uses a variety of genres from the digital context, more specifically related to digital games. With this in mind, this article proposes to discuss the textual genre walkthrough/detonado, which emerges from this discursive community, in order to describe it and discuss the constitution of the discursive community. We looked for parameters to define textual genres and the gamer discourse community in the studies of Miller (1984; 2012), Marcuschi and Xavier (2010), Swales (1998; 2004), and Biasi-Rodrigues, Araujo and Sousa (2009). The corpus of this research was made up of walkthrough/detonado videos published on YouTube and other social networks, which were selected at random. This study seeks to understand how games contribute to the emergence of new genres and a new discursive community.

KEYWORDS:  Discourse communities. Genre as social action. Genres. Walkthrough.

Biografia do Autor

  • Michely Gomes Avelar, USP

    Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (2021). Professora efetiva da área de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás (IFG). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

  • Luiz Carlos de Alencar Ribeiro, UEG

    Mestre em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (PPGET-2023). Especialista em Gramática e produção de texto pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2012) e Graduado em Letras - Português, Inglês e Respectivas literaturas pela mesma instituição (2010). Compõe equipe técnica/pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás. Membro do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Escritor vinculado à Academia Valparaisense de Letras, ocupante da cadeira de João Cabral de Melo Neto. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente com Língua e Literatura Inglesa, TDIC, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos) e Formação de Professores. 

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Publicado

2024-12-27