WALKTHROUGH/DETONADO: UM GÊNERO TEXTUAL DA CULTURA DIGITAL GAMER
Resumo
RESUMO: As tecnologias têm impactado os meios de interação e reconfigurado as formas de expressão, comunicação e a difusão das informações. Os games fazem parte dessas tecnologias digitais e se constituem em um importante instrumento de atuação social, interação, entretenimento, conhecimento e aprendizagem. Ademais, eles oportunizam o surgimento de uma comunidade discursiva formada pelos jogadores, denominada comunidade gamer, que utiliza uma variedade de gêneros advindos do contexto digital, mais especificamente relacionados aos jogos digitais. Pensando nisso, este artigo propõe discutir o gêneros textual walkthrough/detonado, que emergem a partir dessa comunidade discursiva, de modo a descrevê-lo e discutir a constituição da comunidade discursiva. Buscamos parâmetros para definir os gêneros textuais e a comunidade discursiva gamer nos estudos de Miller (1984; 2012), Marcuschi e Xavier (2010), Swales (1998; 2004), e Biasi-Rodrigues, Araujo e Sousa (2009). O córpus desta pesquisa foi constituído de vídeos de walkthrough/detonado publicados no Youtube, e outras redes sociais, que foram selecionados aleatoriamente. Este estudo busca compreender como os games corroboram para o surgimento de novos gêneros e de uma nova comunidade discursiva.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidades discursivas. Gênero como ação social. Gênero textual. Walkthrough/detonado.
ABSTRACT: Technologies have had an impact on the means of interaction and have reconfigured forms of expression, communication and the dissemination of information. Games are part of these digital technologies and are an important tool for social action, interaction, entertainment, knowledge and learning. In addition, they give rise to a discursive community formed by players, called the gamer community, which uses a variety of genres from the digital context, more specifically related to digital games. With this in mind, this article proposes to discuss the textual genre walkthrough/detonado, which emerges from this discursive community, in order to describe it and discuss the constitution of the discursive community. We looked for parameters to define textual genres and the gamer discourse community in the studies of Miller (1984; 2012), Marcuschi and Xavier (2010), Swales (1998; 2004), and Biasi-Rodrigues, Araujo and Sousa (2009). The corpus of this research was made up of walkthrough/detonado videos published on YouTube and other social networks, which were selected at random. This study seeks to understand how games contribute to the emergence of new genres and a new discursive community.
KEYWORDS: Discourse communities. Genre as social action. Genres. Walkthrough.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Coralina (ISSN 2675-1399)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.