ANINHA E SUAS PEDRAS: (RES)SIGNIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E PLURAL
Resumo
Este artigo propõe uma análise teórica e crítica sobre a ressignificação na formação de professores/as, destacando a necessidade de uma abordagem contemporânea e plural na educação. Observa-se, contudo, um engessamento nas práticas didáticas no ambiente de ensino atual, o que impede que a educação ultrapasse as barreiras do ensino tradicional e transite para um modelo mais significativo para os estudantes. Nesse processo, o papel do/a docente é fundamental, pois ele/ela atua como mediador/a no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é essencial que os/as professores/as compreendam a importância de ressignificar sua atuação pedagógica, de modo a colaborar mais efetivamente na construção do conhecimento e no aprimoramento das práticas de aprendizagem contemporâneas. Nesse contexto, surge o questionamento: como a formação de professores/as pode contribuir para uma educação que reflita a diversidade e a complexidade da contemporaneidade? Diante dos desafios e das demandas da sociedade atual, o presente estudo estabelece um diálogo com a poesia "Aninha e suas Pedras", da poetisa goiana Cora Coralina. Essa poesia, repleta de sensibilidade, metaforicamente se entrelaça à reflexão dos sujeitos, apontando para a necessidade de (re)significar comportamentos e ideologias, com vistas a promover novas (des)construções de conceitos e práticas positivas diante das adversidades vivenciadas no ambiente escolar. De forma dialógica, o estudo também se apoia nas contribuições teóricas de autores/as como Arroyo (2014), Candau (2023), Libâneo (1994), Lopes (2013), Miller (2013), Morin (2000; 2015), Nóvoa (2022), Pinheiro (2023), entre outros, que oferecem perspectivas valiosas sobre o papel formativo do/a educador/a no contexto atual. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e bibliográfica, visando a uma compreensão dialógica das experiências vivenciadas na prática docente, entendendo-as como elementos importantes para a formação de professores/as e, sobretudo, para o enfrentamento dos desafios impostos pela contemporaneidade educacional pluralizada. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a importância da ressignificação na formação de professores/as para promover uma abordagem educacional contemporânea e plural. A relevância deste estudo reside na premente necessidade de repensar a formação docente em um contexto marcado pela diversidade cultural, étnica e linguística, evidenciando a urgência de uma formação continuada que permita aos/às docentes enfrentar os desafios de uma sociedade plural, na qual diferentes perspectivas se entrelaçam, formando um tecido social complexo e múltiplo.
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Copyright (c) 2024 Revista Coralina (ISSN 2675-1399)

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