ANINHA E SUAS PEDRAS: (RES)SIGNIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E PLURAL

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma análise teórica e crítica sobre a ressignificação na formação de professores/as, destacando a necessidade de uma abordagem contemporânea e plural na educação. Observa-se, contudo, um engessamento nas práticas didáticas no ambiente de ensino atual, o que impede que a educação ultrapasse as barreiras do ensino tradicional e transite para um modelo mais significativo para os estudantes. Nesse processo, o papel do/a docente é fundamental, pois ele/ela atua como mediador/a no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é essencial que os/as professores/as compreendam a importância de ressignificar sua atuação pedagógica, de modo a colaborar mais efetivamente na construção do conhecimento e no aprimoramento das práticas de aprendizagem contemporâneas. Nesse contexto, surge o questionamento: como a formação de professores/as pode contribuir para uma educação que reflita a diversidade e a complexidade da contemporaneidade? Diante dos desafios e das demandas da sociedade atual, o presente estudo estabelece um diálogo com a poesia "Aninha e suas Pedras", da poetisa goiana Cora Coralina. Essa poesia, repleta de sensibilidade, metaforicamente se entrelaça à reflexão dos sujeitos, apontando para a necessidade de (re)significar comportamentos e ideologias, com vistas a promover novas (des)construções de conceitos e práticas positivas diante das adversidades vivenciadas no ambiente escolar. De forma dialógica, o estudo também se apoia nas contribuições teóricas de autores/as como Arroyo (2014), Candau (2023), Libâneo (1994), Lopes (2013), Miller (2013), Morin (2000; 2015), Nóvoa (2022), Pinheiro (2023), entre outros, que oferecem perspectivas valiosas sobre o papel formativo do/a educador/a no contexto atual. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e bibliográfica, visando a uma compreensão dialógica das experiências vivenciadas na prática docente, entendendo-as como elementos importantes para a formação de professores/as e, sobretudo, para o enfrentamento dos desafios impostos pela contemporaneidade educacional pluralizada. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a importância da ressignificação na formação de professores/as para promover uma abordagem educacional contemporânea e plural. A relevância deste estudo reside na premente necessidade de repensar a formação docente em um contexto marcado pela diversidade cultural, étnica e linguística, evidenciando a urgência de uma formação continuada que permita aos/às docentes enfrentar os desafios de uma sociedade plural, na qual diferentes perspectivas se entrelaçam, formando um tecido social complexo e múltiplo.

Biografia do Autor

  • Patrícia Maria Rodrigues, UEG

    Patrícia Maria Rodrigues, Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera (2009). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elísios. Especialista em Gestão de Pessoas (MBA) pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2010). Especialista em Neuropsicopedagogia, educação especial e inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Atuou como Professora Tutora pela (UAB/UEG) Universidade Aberta do Brasil com bolsa CAPES, no curso de Licenciatura em Pedagogia. É docente na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE). - Disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Produção Textual e Literatura. Docente na rede municipal de educação da Prefeitura Municipal de Pirenópolis - Go. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET) Universidade Estadual de Goiás (UEG) onde realiza pesquisa sobre: Educação, Didática Multinível, Linguagens e Tecnologias na Educação.

  • Carla Conti de Freitas, UEG

    Carla Conti de Freitas é doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-doutorada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq). Atua como docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, ambos da Universidade Estadual de Goiás. Os temas de interesse incluem formação de professores, cultura digital, multiletramentos e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2024-12-27