AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA OBRA REGIONALISTA DE BERNARDO ÉLIS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O artigo em questão propõe apresentar práticas de letramentos literário e digital nos contos do autor goiano Bernardo Élis, “A mulher que comeu o amante” e “O caso inexplicável da orelha de Lolô”, com o intuito de motivar professores de Língua Portuguesa a realizarem atividades literárias, desenvolvendo e ampliando a prática dos multiletramentos com finalidade de despertar o interesse dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental pela literatura regionalista goiana. Nesse sentido, discute-se a possibilidade de utilizar recursos da moderna tecnologia da comunicação, informação e mídias digitais para despertar novo interesse por estas obras literárias. Esta nova forma de aprendizado centrada na pedagogia dos letramentos busca possibilitar novos conhecimentos, novas leituras do mundo e novas experiências para os estudantes, em qualquer momento e em qualquer lugar e oportuniza melhores condições aos alunos para explorarem o universo cultural regionalista presente nestes contos, tais como, as expressões e linguajares característicos do povo sertanejo do interior do Estado de Goiás, a descrição da natureza do cerrado, os detalhes sobre as condições econômicas e sociais em que viviam os personagens, bem como, os aspectos psicológicos relacionados com o enredo. Esta proposta consiste em despertar o interesse nos professores de Língua Portuguesa sobre como utilizar as várias plataformas digitais com objetivo de levar os contos regionalistas goianos para dentro da comunidade escolar e estimular atividades que contemplem tais práticas, visto que a capacidade de usar a tecnologia como ferramenta para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações e experiências culturais tornou-se uma necessidade dentro da moderna realidade educacional. (ROJO, 2017; KALANTZIS E COPE, 2015).
Palavras-chave: Literatura Regionalista. Bernardo Élis. Letramento literário e digital.
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Copyright (c) 2024 Revista Coralina (ISSN 2675-1399)

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