ENSINO DA LITERATURA NA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS:

O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Elis Sandra Almeida Rocha Universidade Estadual de Goiás
  • Samuel Carlos Melo

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i2.14658

Resumo

O objetivo deste trabalho é, por meio de revisão bibliográfica, discutir o ensino de Literatura na Rede Estadual de Educação de Goiás, mais especificamente, na etapa final do ensino médio, por meio da análise de um dos livros didáticos adotados. Para isso, este artigo está dividido em três partes. Na primeira, partimos do conceito de “humanização”, cunhado por Antonio Candido (1999), no intuito de estabelecer uma reflexão sobre os modos como a Literatura pode contribuir para a formação dos sujeitos. Em seguida, a partir da localização do ensino de Literatura nos principais documentos que orientam o ensino no Brasil, buscamos refletir sobre as questões que envolvem a Literatura e a escola. Por fim, no terceiro tópico, efetuaremos uma análise de um livro didático de Língua Portuguesa utilizado no Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino, em Iporá, afim de observar o modo como a Literatura está disposta nesse material. Como embasamento teórico, além de Candido (1999; 2012), utilizamos os textos de Regina Zilberman (2009) e Yolanda Reyes (2012).

Biografia do Autor

  • Elis Sandra Almeida Rocha, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Letras/ Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG/UnU de Iporá.

  • Samuel Carlos Melo

    Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Professor efetivo da UEG na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa (IAEL/ POSLLI). 

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Publicado

2023-12-27