A FUNÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Pleybsonvytsions Ferreira de Souza Borges Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás
  • Maria Aparecida Rodrigues PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13388

Resumo

O presente artigo discorre sobre o papel dos contos de fadas na formação de leitores literários.
Na primeira parte do texto, baseando-se em pesquisa bibliográfica, apresenta-se reflexões sobre sobre a formação do leitor através desse gênero literário a fim de propor uma mediação de leitura que facilite o interesse dos alunos pela literatura através do contato com os contos de fadas. Na segunda parte, é apresentada uma proposta de leitura orientada pela mini antologia presente no livro Minimaginário de Andersen (2014), no qual encontra-se os contos “Soldadinho de Chumbo”, “A pequena vendedora de fósforos”, “Patinho feio”, entre outros. A fundamentação teórica apoia-se nas reflexões de Abramovich (1997), Bettelheim (2010), Coelho (2000), entre outros pesquisadores do tema. Como resultado deste trabalho, defende-se a prática de projetos de literatura que despertem o interesse pela leitura dos contos de fadas, evidenciando o papel desses textos na construção de reflexão sobre personagens frágeis, humildes e marginalizados e possibilitando a produção de atividades artísticas pelos alunos inspiradas nos contos selecionados.

Palavras-chave: Contos de Fadas. Formação de leitores. Literatura.

Biografia do Autor

  • Pleybsonvytsions Ferreira de Souza Borges, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

    Mestrando do Programa de Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica
    de Goiás – PUC Goiás. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás

  • Maria Aparecida Rodrigues, PUC Goiás

    Doutora em Teoria Literária pela UNESP, com 2 (dois) Pós-doutorado: 1) na PUC-Rio e 2) na UNIOESTE; Mestre
    em Literatura Brasileira. Professora de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado em Letras, da PUC
    Goiás. Crítica de Arte e Escritora.

Downloads

Publicado

2022-09-21