A FUNÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13388Resumo
O presente artigo discorre sobre o papel dos contos de fadas na formação de leitores literários.
Na primeira parte do texto, baseando-se em pesquisa bibliográfica, apresenta-se reflexões sobre sobre a formação do leitor através desse gênero literário a fim de propor uma mediação de leitura que facilite o interesse dos alunos pela literatura através do contato com os contos de fadas. Na segunda parte, é apresentada uma proposta de leitura orientada pela mini antologia presente no livro Minimaginário de Andersen (2014), no qual encontra-se os contos “Soldadinho de Chumbo”, “A pequena vendedora de fósforos”, “Patinho feio”, entre outros. A fundamentação teórica apoia-se nas reflexões de Abramovich (1997), Bettelheim (2010), Coelho (2000), entre outros pesquisadores do tema. Como resultado deste trabalho, defende-se a prática de projetos de literatura que despertem o interesse pela leitura dos contos de fadas, evidenciando o papel desses textos na construção de reflexão sobre personagens frágeis, humildes e marginalizados e possibilitando a produção de atividades artísticas pelos alunos inspiradas nos contos selecionados.
Palavras-chave: Contos de Fadas. Formação de leitores. Literatura.