PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E EFEITOS DE DOCILIDADE E DISCIPLINARIDADE DO CORPO ESTIGMATIZADO DE UMA EGRESSA DO CÁRCERE FEMININO DO INTERIOR GOIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13359

Resumo

Neste artigo, objetivamos descrever, interpretar e analisar discursivamente um fragmento da narrativa da Suzanne, pseudônimo de uma egressa do sistema prisional feminino goiano, residente em uma cidade do estado de Goiás. Apoiamo-nos na perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa e nos pressupostos foucaultianos sobre prisão, disciplina, saber, poder e corpos dóceis. Problematizamos e refletimos o cárcere, mediante a voz de um sujeito que vivenciou e vivencia a disciplinarização do seu corpo durante e pós-cárcere. Como resultados, percebemos como a descrição, a interpretação e a análise desse sujeito infame revela, metonimicamente, o funcionamento regular dos processos de subjetivação que representam efeitos de estigmatização e preconceitos sociais, invisibilizando cada vez sujeitos sócio-historicamente apagados.

Palavras-chave: Corpos Dóceis; Mulheres encarceradas; Disciplina; Saber; Poder.

Biografia do Autor

  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016) - supervisora: Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. É pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - PNPD/CAPES) (2018) - supervisora: Luzmara Curcino Ferreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior em cursos de graduação em Letras, Secretariado Executivo, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jornalismo e Marketing. Atuou em diversos cursos de pós-graduação lato sensu vinculados à UEG e a um da UFG. É professora da UEG - UnU Inhumas - e do POSLLI (Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade), no Câmpus Cora Coralina (Cidade de Goiás), vinculado à UEG.

Downloads

Publicado

2022-09-19