DIÁLOGO INTERMÍDIAS E FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES LITERÁRIOS:POTENCIALIDADES

Autores

  • Adriana Spineli Lucena Soares Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Elizete Albina Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13347

Resumo

O presente artigo propõe, a partir da leitura da obra Letramento literário: teoria e prática (2014), de Rildo Cosson, demonstrar a importância do diálogo intermídias para a formação de novos leitores de literatura. Entretanto, para reconfigurar o olhar sobre as obras literárias, sua leitura e estudo, é indispensável avaliar o que é significativo para o estudante e se está pertinente as suas práticas sociais. Assim, acredita-se que o professor se sinta responsável em fazer uso de estratégias no sentido de tentar aperfeiçoar esse contato entre texto e leitor, com a finalidade de promover um diálogo intermídias através do olhar literário ambicionado na prática da formação de novos leitores. O estudo evidenciou que o uso das intermídias, aliado à perspectiva da formação de novos leitores literários, tem a capacidade de favorecer a aproximação entre ensino e realidade social, o que configura uma aprendizagem significativa, tendo em vista que os alunos consomem e produzem conteúdos interligados às intermídias e que a escola, portanto, deve aliar-se a essas práticas a fim de favorecer a formação integral de agentes do conhecimento e, ao mesmo tempo, atualizar-se no contexto contemporâneo, atendendo à pressuposição do documento norteador para a educação brasileira, BNCC.

Biografia do Autor

  • Adriana Spineli Lucena Soares, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia – GO. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Atualmente é professor - IV - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-09-20