O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL:ADAPTAÇÕES E INOVAÇÕES

Autores

  • Amannda Leonel Dutra
  • Mariana dos Santos Tomotani Sato
  • Aline Rezende Belo IFG

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13307

Resumo

Este é trabalho de Análise do Discurso que lida com a universalidade da língua, com os movimentos de seus significados e reflete a respeito da influência da linguagem sobre a ideologia e  sua manifestação na e pela língua, cujo corpus é constituído por enunciados oficiais em cadeia (Portarias, Resoluções e Nota Técnica) que, como uma corrente, materializam os discursos regulamentadores o ensino durante a pandemia COVID 19, no Instituto Federal de Goiás – Senador Canedo . Com objetivo de observar o efeito da pandemia no referido processo, realiza-se um Trajeto Temático - narração de fatos analisando as escolhas e efeitos de sentido das palavras, considerando que os discursos que circulam em lugar e momento determinados - permitindo descortinar a situação histórica dada.  Observa-se a emersão de novos termos para se atingir um efeito de sentido específico como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Em função de sua assimetria com o termo EaD, eles são socialmente impedidos de serem utilizados de um em substituição ao outro. A retomada histórica permite acionar a memória discursiva pela composição do corpus, vozes oficiais tanto do governo federal quanto da instituição - IFG. A análise das vozes oficiais permite observar que outras medidas pedagógicas foram tomadas como: redução de carga horária de aulas online semanais, flexibilização dos 100 dias letivos no ano calendário 2020 e adoção de novo formato de estágio para menores. No entanto, nesta corrente de enunciados não há enunciados específicos em relação ao ensino/aprendizagem língua portuguesa, em ambiente virtual. Desta forma, aponta-se a possibilidade de que outra pesquisa especificamente direcionada à análise das alterações do ensino de Língua Portuguesa seja realizada, uma vez que as adaptações e inovações apreendidas foram referentes a todas as disciplinas, por meio de entrevistas (caráter dialogal) ou questionário aplicados aos docentes e discente da Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-09-17