LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E INOVAÇÕES EM UM CONTEXTO ESCOLAR RURAL

  • Eliza Alves Landin Universidade Estadual de Goiás
  • Solange da Silva Corsi Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Resumo

RESUMO

 

Este estudo tem como objetivo central tecer reflexões acerca das práticas do letramento literário em um contexto escolar rural, enfatizando a importância da leitura literária para a formação de alunos e leitores mais autônomos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Antunes (2003), Manguel (2004), Perissé (2006), Cadermatori (2012), Geraldi (2011), Soares (2012), Cosson (2016/2020), entre outros, e também em documentos que norteiam a Educação Básica, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Comum Curricular Nacional (BNCC, 2017) e o Documento Curricular para Goiás (DC GO, 2018). Os resultados apontados mostram a importância de se formar um leitor discente autônomo, que deve ser instigado e direcionado a realizar leituras literárias desde os primeiros anos escolares, principalmente aqueles pertencentes a um contexto escolar rural.

 

PALAVRAS-CHAVE: Aluno Autônomo. Contexto escolar rural. Formação de leitor. Letramento literário.

Publicado
2021-07-06