SOBRE A VIOLÊNCIA: EM BUSCA DA HUMANIZAÇÃO PELA LITERATURA
Resumo
o artigo discute a possibilidade do desenvolvimento de um ensino de literatura através de abordagens temáticas, privilegiando o diálogo entre literatura e violência como meio de mostrar o quanto o texto literário é apropriado para estimular não só o gosto da literatura e sua relação com a sociedade, mas também uma compreensão maior do contexto social que está inserido, pois, neste contexto atual, um problema social que assusta a coletividade é a violência, logo merece espaço dentro da escola. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância da abordagem da narrativa sobre violência no espaço escolar através da análise da obra De gados e homens (2013) da escritora Ana Paula Maia, apresentando Edgar Wilson como protagonista atordoador do matadouro. Brutalizado pela ação do trabalho, sofre um processo de desumanização como metáfora, que se inicia no título e se desenvolve na trama. A temática da violência contribui para uma discussão sobre a formação do leitor e a função humanizadora da literatura. Assim, para tratar desta representação no romance De gados e homens (2013), tomamos os estudos da violência de Xavier Crittiez (2011), Hannah Arendt (2011), a função humanizadora da literatura de acordo com Antonio Candido (2011), entre outros teóricos como Jaime Ginzburg e Karl Erik Schollhammer.