APRESENTAÇÃO

Estudos Linguísticos e Literários

Biografia do Autor

Guilherme Figueira Borges, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente, é Docente de Ensino Superior Doutor (DES IV) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Câmpus Morrinhos, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Está credenciado, também, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG Catalão). É coordenador do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (GEDIN/UEG/CNPq). E desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise do Discurso; Diálogos entre as Teorias do Discurso e as Teoria(s) de Nietzsche.

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016) - supervisora: Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. É pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - PNPD/CAPES) (2018) - supervisora: Luzmara Curcino Ferreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior em cursos de graduação em Letras, Secretariado Executivo, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jornalismo e Marketing. Atuou em diversos cursos de pós-graduação lato sensu vinculados à UEG e a um da UFG. É professora do POSLLI (Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade), no Câmpus Cora Coralina (Cidade de Goiás) - UEG.

Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora pelo Programa de Pós-doutorado no Exterior da CAPES com o projeto "As imagens femininas na lírica galego-portuguesa", com supervisão da professora catedrática Doutora Maria Laura Bettencourt Pires do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. O projeto recebeu apoio e fomento por meio da CAPES. Pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás, com o projeto "Fontes e influências disseminadoras da representação da mulher na literatura medieval: em defesa da mulher", com supervisão do professor Doutor Pedro Carlos Louzada Fonseca. Doutora e Mestre em Letras e Linguística na área de Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Letras e Licenciada em Português pela Universidade Federal de Goiás. Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP), certificado pelo CNPq/UEG. Membro do GT de Estudos Medievais da ANPOLL. Atualmente desenvolve pesquisas na área de literaturas de língua portuguesa, com temáticas sobre representação da mulher, literatura medieval, ensino de literatura, leitura e formação do leitor literário.

Publicado
2021-02-17