A CIDADE DO CORPO E DA DOR EM PÃO COZIDO DEBAIXO DA BRASA, DE MIGUEL JORGE

Resumo

Este trabalho tem por finalidade realizar uma leitura do romance Pão cozido debaixo de brasa, publicado por Miguel Jorge em 1997, buscando evidenciar os modos pelos quais, na massa verbal da narrativa, o espaço urbano dialoga com a constituição das personagens, as quais o têm, paradoxalmente, como abrigo e como espaço que lhes transmite insegurança. Além disso, busca-se, abriga analisar as peculiaridades da obra que tematiza questões caras à contemporaneidade, como a indagação dos rumos da cidade, dos rumos da vida de seus habitantes e do próprio sentido (ou não sentido) que o espaço urbano tem assumido na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Oliveira Neiva Júnior
Graduando em Letras (português, inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - UnUCSEH). Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2012), financiado pela CAPES. Revisor gramatical do livro Uma antologia do conto goiano comtemporâneo.
Ewerton de Freitas Ignácio

Docente do curso de Letras na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas- Anápolis. Atua junto aos PPGSS (TECCER-UEG) e (POSLLI-UEG).

Publicado
2021-02-05