ENSINO DE GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: O CASO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Autores

  • Shirley Oliveira de Deus Alves Lourenço Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas

Resumo

Este artigo investiga como o ensino de gramática é proposto em um livro didático de língua portuguesa (LDP). Um problema frequente nesse ensino, em manuais escolares, é a visão descontextualizada e fragmentada, segundo apontam pesquisas como a de Abreu-Tardelli e Câmara (2014) e a de Manini (2009). Com base na noção bakhtiniana de interação verbal, partimos da premissa de que o ensino de língua integra as relações sociais e, consequentemente, o estudo de gramática deve considerar as situações concretas das quais emergem os enunciados. A pesquisa, de caráter documental com abordagem qualitativa, analisa atividades para o ensino das orações subordinadas adverbiais em um LDP da coleção Português: Linguagens, presente no guia do triênio 2014-2016 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As questões são comparadas aos pressupostos apresentados pelos autores do LDP no manual do professor. A investigação apoia-se nas contribuições teóricas de autores como Bakhtin e Volochínov (2006), Geraldi (1996, 1997) e Manini (2009). Como conclusão, podemos perceber que o LDP analisado apresenta um descompasso entre as concepções teóricas apresentadas no manual do professor e as atividades para o ensino de gramática.

Biografia do Autor

  • Shirley Oliveira de Deus Alves Lourenço, Faculdade Venda Nova do Imigrante

    Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás, cursa especialização lato sensu em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

  • Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas
    Doutor em Letras e Linguística - Estudos Linguísticos - na Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor efetivo de língua portuguesa e linguística na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo.

     

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Publicado

2020-12-29