ENSINO DE GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: O CASO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Resumo
Este artigo investiga como o ensino de gramática é proposto em um livro didático de língua portuguesa (LDP). Um problema frequente nesse ensino, em manuais escolares, é a visão descontextualizada e fragmentada, segundo apontam pesquisas como a de Abreu-Tardelli e Câmara (2014) e a de Manini (2009). Com base na noção bakhtiniana de interação verbal, partimos da premissa de que o ensino de língua integra as relações sociais e, consequentemente, o estudo de gramática deve considerar as situações concretas das quais emergem os enunciados. A pesquisa, de caráter documental com abordagem qualitativa, analisa atividades para o ensino das orações subordinadas adverbiais em um LDP da coleção Português: Linguagens, presente no guia do triênio 2014-2016 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As questões são comparadas aos pressupostos apresentados pelos autores do LDP no manual do professor. A investigação apoia-se nas contribuições teóricas de autores como Bakhtin e Volochínov (2006), Geraldi (1996, 1997) e Manini (2009). Como conclusão, podemos perceber que o LDP analisado apresenta um descompasso entre as concepções teóricas apresentadas no manual do professor e as atividades para o ensino de gramática.
Copyright (c) 2020 Revista Coralina (ISSN 2675-1399)

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