A IDENTIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PESQUISA NARRATIVA

  • Viviane Cabral Bengezen Universidade Federal de Catalão
  • Amanda Magalhães Santiago

Resumo

Neste artigo, nós, duas professoras de línguas e pesquisadoras narrativas, buscamos apresentar e discutir o conceito de identidade do professor sob a perspectiva da pesquisa narrativa segundo Clandinin e Connelly (2015), a partir das histórias que vivemos juntas (de uma professora e de uma aluna do curso de Letras), em uma universidade federal brasileira durante o ano letivo de 2018. Ao investigar narrativamente as histórias conflitantes da professora, que se chocavam com as histórias da aluna, que vivemos em 2018, relacionamos nosso entendimento de identidade à metáfora da paisagem do conhecimento do professor conforme Clandinin e Connelly (1995) e aos conceitos de histórias sagradas, secretas e de fachada. Esperamos, com este trabalho, realçar a importância da discussão da identidade do professor para sua prática em sala de aula bem como para sua constante melhoria e autoavaliação, imaginando histórias futuras baseadas na ética relacional entre professores e alunos.

Publicado
2020-12-27