Educação bilíngue:
discutindo conceitos
Resumo
Pesquisas no campo das linguagens, influenciadas pela sociolinguística da globalização, de perspectivas pós-estruturais da linguagem têm buscado ampliar o olhar para questões da linguagem e políticas linguísticas mais abrangentes de se fazer pesquisa e considerar linguagem. Assim, o presente artigo tem por objetivo propor uma redefinição de educação bilíngue. Para isso, apresento alguns modelos de ensino bilíngue, suas características e algumas reflexões sobre educação bilíngue no século XXI. As contribuições de García (2009) e Canagarajah (2013a; 2013b) a respeito de um novo paradigma para a educação bilíngue no século XXI nos permitem enxergar as práticas bilíngues como um fenômeno complexo e fluído. A partir do conceito de translinguagem podemos interpretar o que acontece no mundo escolar plurilíngue e transcultural. Pretendo com este trabalho contribuir para os estudos de educação bilíngue no Brasil e expandir perspectivas de linguagem, considerando-a como um movimento político, social e econômico.