DISCURSIVIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar materialidades linguístico-visuais de dois Livros Didáticos de Português (CEREJA, et al, 2016; SINISCALCHI & ORMUNDO, 2016), de modo a evidenciar construções de padrões de gênero para o corpo feminino. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso francesa, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2014, 2016, 2018) em diálogo com os estudos sobre “gênero” de Louro (2014) e Bourdieu (2017). A partir das análises, percebemos que os livros didáticos de português analisados apresentam, por exemplo, textos e tirinhas que abrem a possibilidade para o questionamento de padrões de gênero cristalizados para a mulher. Isto evidenciou que, no ensino de português, há possibilidades de enfrentamento à dominação masculina sobre as mulheres na sociedade brasileira.