DETERMINAÇÃO DOS TEORES FENÓIS TOTAIS, QUINONAS E ATIVIDADES ANTIOXIDANTE DO NONI (MORINDACITRIFOLIA) E DO NIM INDIANO (AZADIRACHTA INDICA)
Palabras clave:
Folin-Ciocalteau, Medicina popular, alimento funcionalResumen
Introdução e objetivos: O noni (Morindacitrifolia) é de uso popular tradicional na Polinésia e o nim (Azadirachta indica) é conhecido na Índia por possuir um amplo espectro de atividade biológica. O objetivo do trabalho foi determinar os teores de fenóis totais e quinonas e a atividade antioxidante de vários extratos etanólicos, como: de folhas (EBEF), de galhos (EBEG) e de frutos (EBEFr) de noni e de folhas (EBEF) do nim. Metodologia: Para determinar a presença de fenóis totais foi utilizado o método Folin-Ciocalteau, para a avaliação antioxidante utilizou o método DPPH e na quantificação de quinonas a metodologia de Cardoso et al. (2010). Resultados e discussões: Os dados para compostos fenólicos para EBEF foi de 27,90±1,01, EBEG de 26,41±0,81 e para EBEFr de 35,38±1,40 para noni, os valores para o EBEF foi de 34,01±1,73 para nim, em EAT/g de extrato. Porém, obteve-se um baixo teor para quinonas nos mesmos, comparados com o padrão aloína que foi de 19,04±0,001 com os resultados expressos em mg/mL de extrato. Para a atividade antioxidante, apontam os seguintes dados com CE50 de 0,87 para o EBEF de nime de 2,69, 9,75 e 1,43 para EBEF, EBEG e EBEFr, de noni, enquanto para o padrão quercetina, foi de 5,31 pelo método da regressão linear. Conclusões: Demostrou-se, desse modo, um potencial para seu uso como planta medicinal.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Ciências Farmacêuticas
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
slot