DEGRADAÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS PORFUNGOS BASIDIOMICETOS IMOBILIZADOS EM ALGINATO DE CÁLCIO.

Autores

  • Alberto Herrero Faleiro
  • Danilo Dantas Alves
  • Flavio Marques Lopes

Resumo

Introdução e objetivos: Os resíduos das indústrias têxteis são substâncias nocivas ao meio ambiente e ao homem e geralmente são descartados em afluentes, então se faz necessário a degradação destes constituintes, por meio de técnicas específicas. A biorremediação consiste no uso de agentes biológicos no tratamento do ambiente contaminado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de degradação dos corantes TingeCor vermelho e preto por fungos basidiomiceto imobilizados em alginato de cálcio. Metodologia: Consiste em cultivo, produção e manutenção de micélios de fungos basidiomicetos SC-5543 em meio sólido (ágar batata) e liquido (caldo batata), e posteriormente imobilização desses fungos em alginato de cálcio e acompanhamento da degradação por espectrofotometria. Resultados e discussões: A curva de calibração para análise dos corantes apresentaram R2 de 0,9987 para o vermelho, e 0,9997 para o preto com as respectivas equações Y=0,0041X-0,0078 e Y=0,0019x-0,003. A utilização dos fungos basidiomicetos SC-5543 imobilizados em alginato de cálcio proporcionou uma degradação de 35% do corante vermelho após 120 horas de contanto sob agitação constante, e 50,52% de degradação do corante preto nas mesmas condições. Frente a uma degradação de 11,91% do corante vermelho e 10,11% do corante preto, pelo fungo SC-5543 livre, nas mesmas condições da degradação dos agentes imobilizados. Conclusão: A imobilização do SC-5543 promoveu uma otimização no processo de degradação dos corantes, mostrando ser uma ferramenta eficaz na biorremediação de corantes têxteis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavio Marques Lopes
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás Faculdade de Farmácia

Referências

COVIZZI, L.G.; GIESE, E.C.; GOMES, E.; DEKKER, R.F.H.; SILVA, R.; Imobilização de células microbianas e suas aplicações biotecnológicas. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, Londrina, v. 28, n.2, p. 143-160, jul./dez. 2007.

GIANFREDA, L.; RAO, M. A. Potential of extra cellular enzymes in remediation of polluted soil: a review. Enzymeand Microbial Technology, v. 35, p. 339-354, 2004.

GONDIM, A. L. N.; BARBOSA, A. P. A.; PAZ, M. C. F.; Remoção biológica de corantes têxteis através do consórcio bacteriano entre pseudomonasaeruginosa e geobacillusstearothermophilusucp 986. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa - PB – 2007.

LOPES, F. M. ; JÚNIOR, M.A.P. . Imobilização de Células. In: Solemar Silva Oliveira. (Org.). Ciências Moleculares. Goiânia: CEGRAS, 2011, v. 1, p. 131-149.

ROSSI, M. J.; Tecnologia para produção de inoculantes de fungos ectomicorrízicos utilizando cultivo submerso em biorreator airlift.Dissertação (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Carina, Florianópolis, 2006.

SINGH, R. et al. Biofilms: implications in bioremediation. Trends in Microbiology, v. 14, n. 9, p. 389-397, 2006.

Downloads