Princípio ativo de plantas do cerrado brasileiro com potencial ação antimicrobiana em Helicobacter pylori e atividade gastroprotetora
Resumo
Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta mais de 50% da população mundial e é associada ao desenvolvimento de diversas patologias gástricas. A resistência da H. pylori aos antibióticos vem aumentando, o que justifica o desenvolvimento de alternativas antimicrobianas com produtos naturais. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico do princípio ativo de espécies de plantas do cerrado brasileiro com ação antimicrobiana em H. pylori. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: PUBMED, Cochrane Library, BVS, LILACS, SciELO, CAPES e Google acadêmico entre 2008 e 2018. Foram selecionadas 10 publicações, sendo 6 artigos e 4 dissertações do banco de teses da CAPES. Foram encontrados 12 espécies, pertencentes a 10 famílias de plantas do cerrado com atividade antibacteriana em H. pylori. Foi possível conclui que as plantas do cerrado apresentam um vasto potencial gastroprotetor e terapêutico no combate à infecção por H. pylori.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.