A visão de professores e alunos de graduação diante da introdução de novos materiais didáticos em Biologia
Palavras-chave:
prática reflexiva, formação inicial de professores, ensino de BiologiaResumo
Neste trabalho são apresentadas as reflexões sobre o comportamento de alunos e professores de graduação após a utilização de uma apostila de aulas práticas, que tinha como proposta a participação dos alunos na construção do conhecimento sobre o tema trabalhado. Foram estudadas duas turmas de um curso de graduação em Ciências Biológicas, nos anos de 2007 e 2008, conduzidas por professores diferentes. Dentre os resultados avaliados, observou-se que a postura do professor na forma de conduzir a disciplina foi um fator de grande influência para as respostas elaboradas pelos alunos. Na turma de 2007 houve pequena adesão ao uso do material (30%), enquanto que em 2008 esta adesão aumentou para 100%. Esta diferença também se refletiu em todas as características avaliadas: utilização de exercícios da apostila, o interesse por textos específicos do material, e finalmente na consideração da qualidade da apostila.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.